Morreu Evaristo Carvalho, ex-Presidente de São Tomé e Príncipe

Antigo chefe de Estado são-tomense (cargo que ocupou entre 2016 e 2021) estava internado num hospital em Lisboa.

Foto
Evaristo Carvalho tinha 80 anos LUSA/NUNO VEIGA

O ex-Presidente de São Tomé e Príncipe Evaristo Carvalho morreu este sábado, aos 80 anos, em Lisboa, vítima de doença prolongada, disse à Lusa fonte familiar. O antigo chefe de Estado estava internado num hospital na capital portuguesa e faleceu cerca das 22h deste sábado (hora local, menos uma que em São Tomé).

Eleito Presidente de São Tomé e Príncipe em 18 de Julho de 2016, exerceu o mandato até 2 de Outubro de 2021, quando foi sucedido por Carlos Vila Nova.

Técnico de agricultura, começou por ser um quadro do partido único — Movimento para a Libertação de São Tomé e Príncipe - Partido Social Democrata (MLSTP-PSD) — após a independência e até ao início do multipartidarismo, na década de 1990.

Foi chefe de gabinete de Miguel Trovoada quando este foi Presidente da República e aderiu ao Acção Democrática Independente (ADI), partido hoje liderado pelo filho daquele e antigo primeiro-ministro, Patrice Trovoada.

Pai de 25 filhos, era um histórico da política são-tomense, tendo sido, por duas ocasiões, primeiro-ministro em governos de iniciativa presidencial.

Miguel Trovoada elogiou o seu amigo, que conheceu durante as lutas de libertação, e falou, citado pela RFI, na última imagem “extremamente dolorosa” que lhe ficou quando o visitou há dois dias no hospital. “Diria que entre os cidadãos são-tomenses, Evaristo é aquele que exerceu as responsabilidades mais elevadas em diversos ramos. Ele chefiou todos os órgãos de soberania. Foi primeiro-ministro duas vezes, foi presidente da Assembleia Nacional, foi procurador-geral da República, foi presidente do Supremo Tribunal. Por conseguinte, o Evaristo realmente é uma das figuras incontornáveis da nossa História”, disse o antigo Presidente.

Por sua vez, o secretário de Estado da Comunicação Social, Adelino Lucas, falando em nome do Governo são-tomense, referiu que “Evaristo do Espírito Santo Carvalho foi figura ímpar do panorama político e da administração pública de São Tomé e Príncipe durante toda a sua vida e será sempre lembrado como homem íntegro, de diálogo e amigo do seu povo, tendo-se revelado durante toda a sua vida como grande figura do Estado e nacionalista”.

Sugerir correcção
Comentar