Costa assinala “nova fase” de “governação em pleno” em que todos “têm de estar juntos”

António Costa enviou uma mensagem em vídeo transmitida na sessão de abertura do XVIII Congresso Regional do PS/Açores, que se realizada na cidade da Horta, ilha do Faial.

Foto
António Costa enviou mensagem ao congresso do PS-Açores MIGUEL A. LOPES

O secretário-geral do PS, António Costa, afirmou este sábado que a aprovação do orçamento para 2022 abriu “uma nova fase”, de “governação em pleno”, na qual todos têm de “estar juntos” num “contexto difícil e incerto” devido à guerra na Europa.

“É uma nova página onde temos todos de estar juntos num contexto difícil e incerto. Tal como o fizemos nestes dois anos, quando tivemos de enfrentar a pandemia. Temos de, agora, continuar a fazer, nesta situação que as nossas gerações pensaram que já não voltariam a ver, de uma guerra tão bárbara no continente Europeu”, afirmou António Costa, na mensagem em vídeo transmitida na sessão de abertura do XVIII Congresso Regional do PS/Açores, que se realizada na cidade da Horta, ilha do Faial.

Com a aprovação do Orçamento do Estado para 2022, depois das eleições antecipadas que deram maioria absoluta ao PS na Assembleia da República, “abre-se uma nova fase” na qual se pode “iniciar uma governação em pleno”, acrescentou António Costa.

“Uma nova fase que iniciaremos, desde já, com a aprovação da Agenda do Trabalho Digno”, descreveu.

Esse trabalho prosseguirá “com a resolução de problemas que estão hoje a asfixiar a Economia, como a carência de recursos humanos, agilizando a mobilidade, desde logo no espaço da CPLP”.

Por outro lado, serão feitos também avanços “para a criação de melhores condições para as empresas poderem investir, desbloqueando e eliminando muita da burocracia que entrava as perspetivas de desenvolvimento”.

“É uma nova página”, frisou.

“Na sexta-feira, encerrámos um capítulo difícil na vida do país, com a aprovação final do Orçamento do Estado. Foi um Orçamento do Estado que permite responder aquilo que são as necessidades urgentes de melhoria de rendimentos, de criação de condições para o investimento e para a recuperação económica do país”, acrescentou.

O Orçamento, disse, “cumpre escrupulosamente a Lei das Finanças Regionais e permite responder a problemas concretos das Regiões como, por exemplo, na Horta, as obras do aeroporto”.

Costa defendeu também que Portugal tem de “continuar a afirmar a sua voz” na Europa, elogiando o papel que o líder do PS/Açores, Vasco Cordeiro, terá como presidente do Comité das Regiões.

“A Europa é algo em que Portugal tem de continuar a afirmar a sua voz, com uma presença cada vez mais forte. E uma Europa que não se limita ao território continental, mas que se estende pelas suas Regiões Ultraperiféricas, que projetam a Europa num mundo global”, referiu.

Entre as instituições da União Europeia “há uma fundamental, que é o Comité das Regiões, onde têm, representação os municípios e as Regiões, onde têm representação todos os diferentes níveis de poder: Regional e Local”, acrescentou Costa.

“É para mim um grande orgulho, e estou certo de que é um grande orgulho para todos os socialistas, que o candidato do Grupo Socialista no Comité das Regiões a presidente do Comité durante o próximo mandato seja Vasco Cordeiro. Desejo-lhe a ele uma excelente eleição no final de junho e a todas e a todos, um ótimo Congresso”, disse.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários