Ricardo Melo Gouveia deixa escapar liderança mas está na luta

Duas pancadas separam-no dos novos líderes no Dutch Open para jornada decisiva em prova do DP World Tour nos Países Baixos

Foto
O português joga não só pelo seu primeiro título no DP World Tour como para se estrear no Grand Slam do golfe ©

Ricardo Melo Gouveia partiu para a terceira volta do Dutch Open na condição de líder. Concluindo-a com 74 (+2), não conservou o 1.º lugar, mas manteve-se na luta pela vitória, a duas pancadas dos líderes para a jornada decisiva no Bernardus Golf (Par 72), nos Países Baixos. 

O Dutch Open distribui 1,75 milhões de euros em prémios e tem aliciantes adicionais: o torneio oferece três lugares para o 150.º British Open, vagas que serão conquistadas pelos três primeiros na tabela que não estejam já qualificados, até aos décimos e empatados. 

O British Open, oficialmente chamado The Open Championship, é o quarto e último ‘major’ do ano e joga-se em Julho no mítico Old Course de St. Andrews. 

O Dutch Open é também o terceiro de quatro torneios das Séries de Qualificação Europeia para o Open dos EUA, o terceiro ‘major’ de 2022, a realizar em Junho no The Country Club, Brookline, Massachusetts. Há vagas para os 10 primeiros na tabela no final do Porsche European Open, a 5 de Junho. 

Assim, Melo Gouveia, além de procurar a sua primeira vitória no DP World Tour, nova designação do European Tour, o principal circuito europeu de profissionais, tem também hipóteses de conseguir ou vir a conseguir entrada no seu primeiro torneio do Grand Slam. 

Ele  é um jogador que costuma ser muito forte quando anda por lugares cimeiros, como o demonstram os cinco títulos já averbados no Challenge Tour, o circuito-satélite. 

Este sábado, jogando no grupo de honra, ao lado do chinês Li Haotong, o português começou com 3 pares e quando fez eagle no Par 5 do 4 aumentou a vantagem sobre a concorrência de uma para duas pancadas. 

No entanto, foi descendo degraus na tabela com 3 bogeys (5, 6 e 9) e 1 duplo bogey (14), até fazer no 18 o seu único birdie do dia, para concluir com aquele que foi o seu resultado mais alto da semana, depois de dois primeiros scores de 68 (-4) e 66 (-6). 

Somando 208 (-8) aos 54 buracos, Melo Gouveia partilha agora o sétimo posto com o polaco Adrian Meronk (68-68-72) e o sueco Alexander Björk (68-70-70). 

Está tudo em aberto para o português, já que os líderes estão perto, a dois shots de distância: o inglês Matt Wallace (69-67-70) e o francês Victor Perez (67-70-69) totalizam 210 (-10). 

10 abaixo do Par era exactamente o agregado de Melo Gouveia à partida para a volta de hoje, ou seja, o agregado no topo da classificação não desceu, manteve-se. Não estava fácil, o vento soprou com intensidade, apesar de se ter posto um bom dia de sol. 

À frente do português há ainda um quarteto de jogadores no terceiro lugar, com 207 (-9): o escocês Scott Hend (70-69-68), o sueco Sebastian Sodeberg (71-68-68), o italiano Guido Migliozzi (69-68-70) e o neo-zelandês Ryan Fox (70-67-70). 

A última volta promete ser emocionante, com Melo Gouveia a sair no quinto grupo a contar do fim, às 13h locais (12h em Lisboa) num dueto com o alemão Marcel Schneider. 

Na dupla de honra, Matt Wallace e Victor Perez começam às 13h40 (12h40). 

Veja mais em www.golftattoo.com

Sugerir correcção
Comentar