As várias mortes e uma bailarina que, “sem parecer, é”: dois retratos pintados através da dança

“Portrait of a Dancer as Velvet", de Joana von Mayer Trindade e Hugo Calhim Cristóvão
Fotogaleria
“Portrait of a Dancer as Velvet", de Joana von Mayer Trindade e Hugo Calhim Cristóvão

O retrato de uma bailarina contém “unidade, individualidade” e uma ideia fundamental: “Sem parecer, ser”, explicam Joana von Mayer Trindade e Hugo Calhim Cristóvão. Portrait of a Dancer as Velvet, uma das duas peças do programa Retratos, do Teatro Municipal do Porto, quer “chegar abstractamente ao que é uma bailarina”, mostrando um retrato “que não é um retrato, mas um ser”. “Ficamos muito interessados numa ideia de Kandinsky, que diz que quando o mundo é mais conturbado, mais duro, a arte abstracta surge. O cenário é inspirado num desenho dele. E [contém] esta ideia de abstracção; a própria dança é uma arte que muitas vezes é tida como abstracta”, diz o coreógrafo e encenador.

Lançada a premissa, é a bailarina Sara Gil Agostinho que, ao longo de quase uma hora de música contínua, faz o retrato de uma bailarina — aqui captado pelo fotojornalista do PÚBLICO Paulo Pimenta. O esforço, exteriorizado pela respiração projectada ao longo de toda a peça, quer contrariar “os corpos que habitualmente não respiram, em apneia”, como habitualmente vemos no bailado clássico. “Os corpos não respiram para eliminar a ideia de esforço, para parecer algo gracioso e etéreo. As bailarinas não se chateiam, sorriem, aos 12 anos parecem senhorinhas.” Os criadores desta peça querem, assim, “redescobrir a beleza do que motiva as pessoas a quererem dançar”.

Também inserido no programa retratos, Joana Castro apresenta Rite of Decay, “uma dança sobre a morte ou várias mortes, propondo uma reflexão sobre o fim do mundo como uma metáfora para a nossa própria degradação”.

A peça surge no final de 2018, “após uma pausa para estar presente nos últimos tempos de uma pessoa próxima”, diz a coreógrafa, citada no site do Teatro Municipal do Porto. Para além das questões individuais, pesaram na criação da peça “questões colectivas e globais”: "A eleição da extrema-direita no Brasil, a saída do Reino Unido da União Europeia, o reconhecimento, pelos Estados Unidos da América, de Jerusalém como capital de Israel, evidenciando o apoio à política sionista de Israel e uma reforçada agressão ao povo palestino, e muitas outras guerras noutras partes do mundo, levaram-me a descobrir Emil Cioran, um filósofo franco-romeno que aborda as questões do tempo, da morte, do nascimento, do suicídio, com um pensamento radicalmente pessimista, niilista e paradoxal, que nega o valor da vida sem desejar a morte.” Foi assim que nasceu a investigação “de um corpo cheio de memórias que potenciam várias existências e suas mortes numa dança com os seus fantasmas mais vivências ou ancestrais”.

Portrait of a Dancer as Velvet estará em exibição esta sexta-feira e sábado (27 e 28 de Maio), às 19h e às 17h, no Teatro Municipal do Porto. Rite of Decay estará patente nos mesmos dias, às 21h30 e 19h30, respectivamente. Mariana Durães

“Portrait of a Dancer as Velvet", de Joana von Mayer Trindade e Hugo Calhim Cristóvão
“Portrait of a Dancer as Velvet", de Joana von Mayer Trindade e Hugo Calhim Cristóvão
“Portrait of a Dancer as Velvet", de Joana von Mayer Trindade e Hugo Calhim Cristóvão
“Portrait of a Dancer as Velvet", de Joana von Mayer Trindade e Hugo Calhim Cristóvão
“Portrait of a Dancer as Velvet", de Joana von Mayer Trindade e Hugo Calhim Cristóvão
“Portrait of a Dancer as Velvet", de Joana von Mayer Trindade e Hugo Calhim Cristóvão
“Portrait of a Dancer as Velvet", de Joana von Mayer Trindade e Hugo Calhim Cristóvão
“Portrait of a Dancer as Velvet", de Joana von Mayer Trindade e Hugo Calhim Cristóvão
“Portrait of a Dancer as Velvet", de Joana von Mayer Trindade e Hugo Calhim Cristóvão
“Portrait of a Dancer as Velvet", de Joana von Mayer Trindade e Hugo Calhim Cristóvão
“Portrait of a Dancer as Velvet", de Joana von Mayer Trindade e Hugo Calhim Cristóvão
“Portrait of a Dancer as Velvet", de Joana von Mayer Trindade e Hugo Calhim Cristóvão
“Portrait of a Dancer as Velvet", de Joana von Mayer Trindade e Hugo Calhim Cristóvão
“Portrait of a Dancer as Velvet", de Joana von Mayer Trindade e Hugo Calhim Cristóvão
“Portrait of a Dancer as Velvet", de Joana von Mayer Trindade e Hugo Calhim Cristóvão
“Portrait of a Dancer as Velvet", de Joana von Mayer Trindade e Hugo Calhim Cristóvão
“Portrait of a Dancer as Velvet", de Joana von Mayer Trindade e Hugo Calhim Cristóvão
“Portrait of a Dancer as Velvet", de Joana von Mayer Trindade e Hugo Calhim Cristóvão
“Portrait of a Dancer as Velvet", de Joana von Mayer Trindade e Hugo Calhim Cristóvão
“Portrait of a Dancer as Velvet", de Joana von Mayer Trindade e Hugo Calhim Cristóvão
“Portrait of a Dancer as Velvet", de Joana von Mayer Trindade e Hugo Calhim Cristóvão
“Portrait of a Dancer as Velvet", de Joana von Mayer Trindade e Hugo Calhim Cristóvão
“Portrait of a Dancer as Velvet", de Joana von Mayer Trindade e Hugo Calhim Cristóvão
“Portrait of a Dancer as Velvet", de Joana von Mayer Trindade e Hugo Calhim Cristóvão
"Rite of Decay", de Joana Castro
"Rite of Decay", de Joana Castro
"Rite of Decay", de Joana Castro
"Rite of Decay", de Joana Castro
"Rite of Decay", de Joana Castro
"Rite of Decay", de Joana Castro
"Rite of Decay", de Joana Castro
"Rite of Decay", de Joana Castro
"Rite of Decay", de Joana Castro
"Rite of Decay", de Joana Castro
"Rite of Decay", de Joana Castro
"Rite of Decay", de Joana Castro
"Rite of Decay", de Joana Castro
"Rite of Decay", de Joana Castro
"Rite of Decay", de Joana Castro
"Rite of Decay", de Joana Castro
"Rite of Decay", de Joana Castro
"Rite of Decay", de Joana Castro
"Rite of Decay", de Joana Castro
"Rite of Decay", de Joana Castro
"Rite of Decay", de Joana Castro
"Rite of Decay", de Joana Castro
"Rite of Decay", de Joana Castro
"Rite of Decay", de Joana Castro
"Rite of Decay", de Joana Castro
"Rite of Decay", de Joana Castro
"Rite of Decay", de Joana Castro
"Rite of Decay", de Joana Castro