Russos instalam 12 ecrãs nas ruas de Mariupol para transmitir propaganda

Conselheiro do presidente da Câmara de Mariupol anunciou que as crianças da cidade não vão ter férias de Verão e vão começar a estudar de acordo com o currículo russo.

Depois de assumirem o controlo da cidade de Mariupol, os invasores russos instalaram vários ecrãs de televisão para espalhar propaganda. A notícia foi avançada pela plataforma de notícias Ukrinform, citando o conselheiro do presidente da Câmara de Mariupol, Petro Andriushchenko. Ao todo, já terão sido instalados 12 monitores e há três carrinhas a circular pelas ruas com o mesmo objectivo.

“As autoridades de ocupação começaram activamente a ‘melhorar a vida’ dos moradores de Mariupol. Não tanto na realidade, mas na convicção. Ontem, os ocupantes russos lançaram três veículos de propaganda móvel e instalaram adicionalmente doze televisores de 75 polegadas em áreas públicas lotadas, como centros de ajuda humanitária, escritórios de papelada e pontos de acesso à água”, escreveu Petro Andriushchenko, na rede social Telegram.

Andriushchenko criticou os russos por alimentarem as pessoas com mentiras, quando o que falta é comida, energia, água e gás. “É uma prática extremamente cínica”, lamentou o conselheiro do autarca. Pelo menos 22 mil pessoas terão sido mortas em Mariupol na sequência de ataques da Rússia.

Rússia estende ano lectivo a Mariupol

O conselheiro também escreveu na mesma rede social que os invasores decidiram estender o actual ano lectivo nos próximos meses para submeter os alunos ucranianos a um novo “currículo russo”.

“Os ocupantes anunciaram a extensão do ano lectivo até 1 de Setembro. Não há férias. O se principal objectivo é ‘desucranizar’ as crianças em idade escolar e prepará-las para o currículo russo que terão de assumir no próximo ano lectivo”, revelou Petro Andriushchenko, explicando que durante o Verão terão de estudar língua, literatura, história e matemática em russo.

“Os ocupantes planeiam abrir nove escolas. No entanto, até agora, só conseguiram encontrar 53 professores. O que significa seis professores por escola. Esta é uma boa ilustração da educação russa em Mariupol sob ocupação”, acrescentou.

Sugerir correcção
Ler 4 comentários