Guerra na Ucrânia hoje: o que precisa de saber

As forças russas atacaram mais de 40 cidades no Donbass, destruíram dezenas de casas e uma escola, e nove civis morreram. Alemanha cria “ponte ferroviária” para as exportações de cereais da Ucrânia. Artigo actualizado ao longo do dia

guerra,mundo,vladimir-putin,russia,ucrania,europa,
Fotogaleria
As forças russas atacaram mais de 40 cidades em Donetsk e Lugansk, e destruíram ou danificaram 38 casas e uma escola Reuters/CARLOS BARRIA
Kramatorsk, Donetsk, Ucrânia: edifício abandonado após ataque de mísseis
Fotogaleria
Kramatorsk, Donetsk (Ucrânia): edifício abandonado após ataque de mísseis Reuters/CARLOS BARRIA

► A Ucrânia está a investigar 14 mil casos de alegados crimes de guerra cometidos pelas tropas russas, anunciou a procuradora-geral do país, Irina Venediktova.

► Pelo menos nove civis morreram em bombardeamentos na cidade de Kharkiv e 19 ficaram feridos. Entre as vítimas está um bebé de cinco meses.

► A Rússia declarou ter destruído mais de 500 alvos ucranianos em 24 horas, incluindo um centro de informação em Mikolaiv, num ataque que matou 11 militares ucranianos e 15 especialistas estrangeiros.

​► O Reino Unido revelou que as unidades de elite da Rússia sofreram perdas significativas devido a falhas tácticas, entre as quais o fracasso no controlo do aeródromo de Hostomel, perto de Kiev.

​► Cerca de oito mil prisioneiros de guerra ucranianos estão detidos nas regiões independentistas de Lugansk e Donetsk.

► Em Mariupol, as tropas russas instalaram vários ecrãs de televisão para espalhar propaganda, revelou a agência de notícias Ukrinform. Já terão sido instalados 12 e há três carrinhas a circular pelas ruas com o mesmo objectivo.

​► Moscovo diz estar pronto para abrir um corredor humanitário para permitir que os navios que transportam alimentos saiam da Ucrânia, mediante o levantamento de sanções ocidentais.

► Alemanha criou “ponte ferroviária” com a Ucrânia para ajudar o país na exportação de cereais. “Pensamos que existam cerca de 22 milhões de toneladas de cereais bloqueadas na Ucrânia”, afirmou o general Chris Cavoli.

► Tropas russas tomaram esta quinta-feira o controlo de Lyman, em Donetsk. A Ucrânia admitiu a superioridade russa na batalha pelo Donbass e afirmou que combates no Leste atingiram a “intensidade máxima”.

Sugerir correcção
Comentar