“Quantas crianças mais vão morrer?” UNICEF exige a políticos medidas após massacre no Texas

A ONG das Nações Unidas pediu aos líderes políticos medidas para proteger as crianças e as escolas, após o massacre no Texas, que matou pelo menos 21 pessoas.

Foto
A escola é "o lugar fora das suas casas onde mais seguras [as crianças] deveriam estar”, lamenta a directora-executiva da UNICEF Reuters/MARCO BELLO

A directora-executiva da UNICEF, Catherine Russell, pediu esta quarta-feira aos líderes políticos medidas para proteger as crianças e as escolas, após o massacre numa escola do Estado norte-americano do Texas, que matou pelo menos 19 alunos e duas professoras.

“Uma tragédia atrás da outra, um tiroteio após outro, uma jovem vida a seguir à outra… Quantas crianças mais vão morrer antes de os líderes governamentais agirem para manter seguras as crianças e as escolas? Porque, enquanto não o fizerem, estes horrores continuarão”, defendeu Russell em comunicado.

A responsável do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) recordou que este ano já se registaram ataques a escolas não só nos Estados Unidos, mas também em países como o Afeganistão, Ucrânia e vários países da África ocidental.

“Mais uma vez, as crianças foram atacadas e assassinadas enquanto estavam na escola, o lugar fora das suas casas onde mais seguras deveriam estar”, lamentou Russell.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, também reagiu ao acontecimento num breve comunicado, no qual se mostrou abalado por um massacre “particularmente desolador”, em que a maioria das vítimas são crianças.

Este é, até ao momento, o massacre com mais vítimas mortais nos EUA este ano, e ocorreu dez dias depois de dez pessoas terem sido mortalmente baleadas num supermercado em Buffalo, no estado de Nova Iorque, num ataque com motivações racistas.

Sugerir correcção
Comentar