Billie Eilish fala sobre síndrome de Tourette: “Não é como se gostasse, mas sinto que é uma parte de mim”

A cantora diz-se “confiante” a viver com a doença que lhe foi diagnosticada aos 11 anos. Confessa, contudo, que os tiques associados têm-se revelado “muito esgotantes”.

Foto
EPA/DAVID SWANSON/ARQUIVO

Durante o programa do comediante David Letterman, My Next Guest Needs No Introduction, a cantora Billie Eilish desabafou sobre como é ter síndrome de Tourette (ST), com a qual foi diagnosticada aos 11 anos, explicou que encara a doença como sendo parte de si e declarou sentir-se “confiante”. “Não é como se gostasse, mas eu sinto que é uma parte de mim. Eu fiz amigos com a síndrome. E estou bastante confiante”, reconhece, citada pela E! News. A artista falou ainda dos tiques que tem por causa deste transtorno neuropsiquiátrico — os sintomas da ST incluem movimentos e sons involuntários. “Eu puxo a minha orelha para trás e para a frente, subo a minha sobrancelha e estalo o meu maxilar”, exemplifica.

Para Billie Eilish, esses tiques “são muito esgotantes”. E explica: “São coisas que nunca reparariam se estivessem a ter uma conversa comigo”. Contudo, se for filmada tempo suficiente, estes tornam-se visíveis, acrescenta. Mas nem sempre é assim. Quando a artista de 20 anos está em palco, a compor as suas músicas ou até a andar a cavalo, não costuma reparar nos sintomas. Com o tempo, foi também perdendo alguns tiques, o que é comum para quem tem este diagnóstico. Os tiques tendem a surgir entre os 4 e os 7 anos, atingindo a sua severidade por volta dos 11. À medida que os diagnosticados com ST chegam à idade adulta, em aproximadamente metade, os sintomas atingem um nível mínimo, desaparecendo quase por completo, diz Associação Portuguesa de Síndrome de Tourette (APST).

Billie Eilish diz que as pessoas ainda encarem a doença como algo engraçado. “A forma mais comum de reagirem é rir porque pensam que eu estou a tentar ser engraçada”, conta, acrescentando que se sente “bastante ofendida com isso”. Não obstante, sente-se bem quando tem a oportunidade de falar sobre a síndrome de Tourette. “Eu adoro responder a perguntas sobre a síndrome porque é muito interessante, e eu estou incrivelmente confusa com ela e não a percebo”, confessa.

A artista mostra-se ainda surpresa com o número de pessoas que foram diagnosticadas com oeste transtorno neuropsiquiátrico, referindo casos de artistas que vão ter com ela a dizer “na verdade eu sempre tive Tourette”. “Foi algo realmente interessante para mim, porque fiquei do tipo ‘Tens? O quê?!’”

A primeira vez que Billie Eilish falou sobre o diagnóstico da doença foi em 2018, numa história publicada na sua conta de Instagram. Na altura, surgiram múltiplas compilações de tiques da artista online.

Segundo a Associação Portuguesa de Síndrome de Tourette (APST), cerca de 1% das crianças e adolescentes têm um diagnóstico de ST. Geralmente, os rapazes são três vezes mais propensos a terem tiques do que as raparigas. De 15 de Maio a 15 de Junho assinala-se o Mês da Sensibilização para a Síndrome de Tourette. A associação tem um ciclo de conferências online a decorrer até ao próximo dia 14 de Junho.


Texto editado por Bárbara Wong

Sugerir correcção
Comentar