Putin admite “ano difícil” e aumenta salário mínimo e pensões em 10%

O Presidente russo reconheceu que, desde o início do ano, a inflação acumulada no país está acima dos 11%. Ainda assim, garante que a “difícil” situação económica não está relacionada à “operação militar especial” em curso na Ucrânia.

Foto
Vladimir Putin em reunião do Conselho de Estado sobre o apoio social aos cidadãos, nesta quarta-feira Reuters/SPUTNIK

O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, determinou nesta quarta-feira o aumento do salário mínimo, das pensões e do valor mínimo de subsistência em 10%, reconhecendo as dificuldades devido à inflação, mas sem associar os problemas à guerra na Ucrânia. “Este ano está a ser difícil. Desde o início do ano a inflação acumulada está acima de 11%”, referiu durante uma reunião do Conselho de Estado sobre o apoio social aos cidadãos.

No entanto, o chefe de Estado russo esclareceu que quando se refere a um ano difícil, isso não significa “de forma alguma que todas essas dificuldades estejam relacionadas com a operação militar especial” da Rússia na Ucrânia. Putin apontou que em países que não têm em curso operações militares, como na América do Norte e na Europa, a inflação é comparável e, analisando a estrutura económica, ainda maior do que na Rússia.

Para o Presidente russo, que recusou assumir responsabilidades devido à actual crise económica global, depois de desacelerar o ritmo de subida, o Índice de Preços no Consumidor (IPC) não deve ultrapassar os 15% no final do ano

A dinâmica da economia russa é “muito melhor do que alguns especialistas previam” e a taxa de desemprego “não está a aumentar”, mas “até caiu ligeiramente” e continua nos 4%, sublinhou.

Apesar destes argumentos, Putin considerou que os cidadãos russos devem ser ajudados devido às circunstâncias, determinando o aumento do nível de subsistência na Rússia em 10% a partir de 1 de Junho, até 13.919 rublos por mês (cerca 234 dólares ou 219 euros) em média no país. Segundo o ministro do Emprego e Protecção Social, Antón Kotiakov, cerca de 15 milhões de cidadãos recebem o mínimo de subsistência na Rússia.

A partir do mesmo dia, as pensões terão um aumento de 10%, o que se traduzirá em uma pensão média de 19.360 rublos (cerca 324 dólares ou 303 euros), segundo Kotiakov. Também o salário mínimo terá um aumento de 10% para os 15.279 rublos por mês (cerca de 257 dólares ou 241 euros), adiantou Putin. Esta medida afectará cerca de 4 milhões de russos, explicou Kotyakov.

Vladimir Putin propôs ainda aumentar o pagamento aos soldados que lutam na Ucrânia, embora não tenha avançado com valores, salientando a necessidade em resolver rápida e completamente os problemas relacionados com o apoio social aos militares em geral, aos feridos e às famílias dos militares mortos.

Sugerir correcção
Ler 7 comentários