Grande Prémio da Finlândia de MotoGP adiado para 2023

Falta de homologação do circuito e situação geopolítica estiveram na base da decisão.

Foto
EPA/ADI WEDA

O Grande Prémio da Finlândia de MotoGP, previsto para 10 de Julho, foi adiado para 2023, devido à falta de homologação do circuito e à situação geopolítica, anunciou nesta quarta-feira a organização do Mundial de motociclismo de velocidade.

O Grande Prémio da Finlândia marcava o regresso da categoria-rainha do motociclismo de velocidade ao país após 40 anos, como 12.ª prova do calendário, agora reduzido a 20 corridas.

“Os trabalhos de homologação do KymiRing, juntamente com os riscos causados pela actual situação geopolítica na região, obrigam, infelizmente, ao cancelamento do Grande Prémio da Finlândia de 2022. As circunstâncias actuais provocaram atrasos e colocaram em risco os trabalhos em curso no circuito”, explicaram, em comunicado conjunto, a Federação Internacional de Motociclismo (FIM), a IRTA (a associação das equipas) e a Dorna Sports, promotora do campeonato.

A corrida prevista para o próximo dia 10 de Julho, que ainda estava sujeita à homologação do KymiRing, inaugurado em 2019, promovia o regresso do MotoGP à Finlândia, que já tinha integrado os calendários de 2020 e 2021, tendo ambas as provas sido canceladas devido à pandemia de covid-19.

“Todas as partes concordaram que a estreia da pista deve ser adiada para 2023, altura em que o MotoGP espera regressar à Finlândia, pela primeira vez em quatro décadas. Desta forma, o calendário final do Campeonato do Mundo de MotoGP de 2022 vai incluir 20 provas”, conclui a organização.

As anteriores edições do Grande Prémio da Finlândia foram disputadas em Tampere, em 1962 e 1963, e Imatra, até 1982.

No passado dia 18 de Maio, a Finlândia, juntamente com a Suécia, entregou o pedido de adesão à NATO, concretizando uma intenção manifestada por Helsínquia desde o agravamento da segurança causado pela guerra na Ucrânia, iniciada com a invasão russa em 24 de Fevereiro.

Sugerir correcção
Comentar