PJ detém dois fiscais da Câmara de Lisboa e dono de obra por suspeitas de corrupção

Operação da Polícia Judiciária levou à detenção de três pessoas e originou buscas no edifício da autarquia. Fiscais da Divisão de Fiscalização de Obras sob suspeita.

Foto
Operação revelada esta terça-feira Rui Gaudêncio

A Polícia Judiciária (PJ) deteve três pessoas no âmbito da Operação Sem Embargo, na qual são investigadas “fortes suspeitas” de crimes de corrupção alegadamente cometidos por fiscais da Divisão de Fiscalização de Obras da Câmara Municipal de Lisboa.

Em comunicado enviado esta terça-feira às redacções, a PJ explica que foram ainda realizadas, na sequência destas detenções, buscas domiciliárias e aos locais de trabalho destes fiscais, localizados na Câmara Municipal de Lisboa.

Durante estas diligências foram encontradas elevadas quantias em numerário, com a PJ a considerar que foi recolhida “prova relevante” para este processo.

Em declaração enviada ao PÚBLICO, a autarquia diz que “a transparência e o combate à corrupção são uma prioridade central no trabalho” do actual executivo, relembrando a criação neste mandato do pelouro da Transparência e Combate à Corrupção.

A PJ seguiu de perto um encontro agendado entre dois fiscais da Divisão de Fiscalização de Obras e um proprietário de uma obra na cidade de Lisboa.

Os detidos vão ser agora presentes a primeiro interrogatório no Tribunal Central de Instrução Criminal de Lisboa, onde vão ficar a conhecer as respectivas medidas de coacção.

Notícia actualizada às 12h45: acrescentada declaração da Câmara Municipal de Lisboa

Sugerir correcção
Ler 2 comentários