Pesticidas nas frutas: cidadãos devem "exigir transparência"

"Os grandes nomes da indústria de químicos têm alguma influência na adopção e execução de políticas", diz associação ZERO.

i-video

As peras e as maçãs são das frutas produzidas em Portugal que apresentam maior quantidade de pesticidas considerados perigosos e que, por isso, já deveriam estar a ser substituídos por produtos com menos impacto na saúde humana e no ambiente. Esta é uma das conclusões de um relatório que analisou a fruta fresca cultivada na Europa em 2019. O documento, divulgado segunda-feira, foi elaborado pela rede ambientalista PAN Europa.

“As autoridades nunca chegaram a remover do mercado [estes produtos] como deveriam ter feito. Havia uma obrigação dos países membros [da União Europeia], incluindo Portugal, de limitar o máximo possível a presença [destas substâncias] e promover alternativas”, afirmou ao PÚBLICO Salomé Roynel, activista da Pesticide Action Network (PAN) na Europa, uma rede fundada em 1987 que reúne 38 organizações empenhadas na defesa do ambiente, promoção da saúde pública e dos direitos do consumidor.

Leia o artigo completo.