Ministra da Justiça disponível para aumentar pagamento de defesas oficiosas

A tabela de honorários dos advogados passou mais uma década sem ser revista. Em 2020, o Governo anunciou um aumento de oito cêntimos.

Foto
A ministra da Justiça garante que vai continuar a tentar solucionar os problemas do sector da Justiça LUSA/MIGUEL A. LOPES

A ministra da Justiça, Catarina Sarmento e Castro, manifestou esta segunda-feira ao bastonário da Ordem dos Advogados (OA) a sua disponibilidade para fazer uma actualização do pagamento das defesas oficiosas, divulgou a OA em comunicado.

Luís Menezes Leitão reuniu-se com a ministra da Justiça, tendo chamado a atenção para a remuneração dos advogados oficiosos inscritos no Sistema de Acesso ao Direito e aos Tribunais (SADT). Em 2020, o Governo avançou um aumento de oito cêntimos, mas a OA contestou a medida, lembrando que a lei determina a actualização anual de acordo com a inflação. Até 2020, a tabela de honorários dos advogados oficiosos não era revista há mais de uma década.

Na cerimónia de abertura do ano judicial, em 20 de Abril, Menezes Leitão criticou a situação do apoio judiciário na justiça portuguesa, considerando que a actualização é imposta por lei, mas “não está a ser cumprida”, pois desde 2018 já devia ter havido quatro actualizações e só uma vez isso aconteceu, em 2021, com uma actualização de oito cêntimos que não cobriu a inflação de 2020.

Na reunião com a ministra, o bastonário da OA destacou também as condições “deploráveis” de alguns tribunais do país, tendo Catarina Sarmento e Castro mostrado abertura para tentar encontrar uma solução, garantindo a continuação do diálogo com a Ordem sobre os problemas do sector da Justiça.

Sugerir correcção
Comentar