Justin Thomas bisa no PGA Championship

Bateu Will Zalatoris no play-off em Southern Hills para o seu segundo título em majors e o 15.º no PGA Tour

Foto
Justin Thomas com o seu caddie Jim "Bones" Mackay na hora da consagração © PGA Tour

O norte-americano Justin Thomas conquistou este domingo o seu segundo título no Grand Slam do golfe, novamente no US PGA Championship, no Southern Hills Country Club, em Tulsa, Oklahoma. Isto após bater no play-off o seu compatriota Will Zalatoris. O primeiro título tinha sido em 2017, no Qual Hollow Country Club, em Charlotte, na Carolina do Norte. 

Com este triunfo tornou-se apenas o sexto jogador desde a Segunda Guerra Mundial com 15 títulos no PGA Tour, incluindo dois majors, antes de fazer 30 anos (tem 29), juntando-se neste capítulo a Jack Nicklaus, Tiger Woods, Rory McIlroy, Tom Watson e Johnny Miller. 

Thomas tem também no seu palmarés uma vitória no Players Championship, a quinta prova na hierarquia mundial logo a seguir aos quatro majors. Aliás, a sua 14.ª e última vitória remontava ao Players Championship de Março do ano passado. Mas, embora não vencesse há mais de 14 meses, estava a protagonizar uma época de grande nível na presente época, já com sete classificações entre os 10 primeiros. 

Esta vitória valeu-lhe um prémio de 2,7 milhões de dólares e a subida de nono para quinto no ranking mundial, uma tabela que já liderou num total de cinco semanas, primeiro, entre 13 de Maio e 9 de Junho de 2017, depois, entre 2 e 8 de Agosto de 2020.

No PGA Championship de há cinco anos, Thomas partira a última volta duas pancadas atrás do líder, vindo a ganhar com duas de vantagem sobre um trio composto pelo compatriota Patrick Reed, o italiano Francesco Molinari e o sul-africano Louis Oosthuizen. 

Desta vez iniciou a jornada decisiva no grupo dos sétimos e a sete pancadas do comandante, o rookie chileno Mito Pereira, que tinha o torneio na mão antes de concluir o último buraco com um duplo bogey 6, para marcar um 75 (+5) final, que o relegou para o terceiro lugar, empatado com outro rookie, Cameron Young, dos EUA. 

Thomas, por sua vez, fechou a última volta com o seu terceiro 67 (-3) da semana, sendo que os dois primeiros tinham sido na primeira e segunda voltas, quando jogou do lado errado do draw, ou seja, quando o vento soprou com mais intensidade (na quinta-feira, da parte da tarde, e na sexta-feira, durante a manhã), o que indiscutivelmente valorizou tais resultados. 

No sábado, assinalou um 74 (+4) que pareceu deixá-lo fora da corrida pela vitória, mas reapareceu no domingo com aquele que foi o mais baixo score do dia, a par dos do inglês Tommy Fleetwood e do norte-americano Kevin Streelman. Isto, entre os 78 jogadores que haviam passado o cut na sexta-feira para o fim-de-semana, entre os 156 concorrentes à partida. 

Mito Pereira tinha partida para a última volta com -9 e a liderar com três de vantagem sobre Zalatoris o inglês Matt Fitzpatrick, ambos com -6. O chileno, que este ano se junto ao compatriota Joaquin Niemann no PGA Tour, aguentou muito bem a pressão ao longo de 17 buracos. No entanto, quando estava no tee do 18 (par 4), a liderar com a vantagem mínima sobre Thomas e Zalatoris, executou um swing estranho e a bola saiu à direita e para a regueira, mergulhando na água. Não aguentando a pressão do momento, Pereira precisou de seis pancadas para fechar o último buraco para um total agregado de 276 (-4). 

E foi assim que Thomas e Zalatoris concluíram as quatro voltas regulamentares empatados no topo com 275 (-5). Seria necessário um play-off de três buracos regulamentares para conhecer o vencedor. Foi jogado nos buracos 13, 17 e 18, com Thomas a marcar birdie-birdie-par contra a série de birdie-par-par do seu oponente. Com -2 contra as -1 de Zalatoris, o golfista natural Louisville, no Kentucky, garantia a conquista do seu segundo Wanamaker Trophy. 

"Este é um bom momento em que o troféu pode falar por si", disse Thomas, apontando para o Troféu Wanamaker. “Estou muito grato por saber que, embora haja jogadores classificados acima de mim no ranking, agora, neste momento, pelo menos aos meus olhos, estou no topo do mundo do golfe e muito, muito orgulhoso por isso.” 

Will Zalatoris, por sua vez, facturou um prémio de 1,62 milhões de dólares e subiu de 30.º para 14.º no ranking. Foi o segunda vez que este jovem californiano de 25 anos foi vice-campeão num major, depois do Masters de 2021 ganho pelo japonês Hideki Matsuyama.

A desistência de Tiger Woods

Tiger Woods, tetracampeã do PGA Championship (1999, 2000, 2006 e 2007), também competiu em Southern Hills, naquele que foi o seu segundo torneio oficial desde o acidente de viação sofrido em Los Angeles que lhe provocou ferimentos graves na perna direita. Conseguiu passar o cut na sexta-feira, mas abandonou após a volta de sábado fisicamente combalido e após um resultado de 79 (+9) que o deixara no último lugar entre os finalistas.

Veja mais em www.golftattoo.com

Sugerir correcção
Comentar