Dos primórdios à pandemia: uma história do turismo em Portugal

Em plena pandemia, três investigadores juntaram-se para coordenar um livro que navega do viajante romântico de Oitocentos ao turista contemporâneo. Os desafios do sector, a urgência de reforma e algumas tendências

Foto
Paulo Pimenta

Depois de décadas de crescimento ininterrupto, apenas com solavancos nos anos 70 (com a crise do petróleo) e no princípio do século XX (com a queda das torres gémeas), o turismo em Portugal e no mundo havia estagnado com a pandemia e vivia a sua mais profunda crise de sempre. Nesse tempo de “mistério absoluto”, três docentes do Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo (ISCET) juntaram-se para coordenar o livro Portugal e o Turismo (Book Cover Editora). Uma reflexão pluridisciplinar – com investigadores de várias instituições de ensino superior, especialistas e gente influente da área – que navega do viajante romântico de Oitocentos ao turista contemporâneo, e tenta antever o mundo pós-pandémico.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar