Moment’s Lounge: Uma sala de estar sobre as vinhas, em Palmela

O Moment’s Lounge nasceu para servir de montra aos vinhos da região, com uma cozinha a funcionar em permanência, para lhes dar a devida corte, e uma esplanada com vista de abrir o apetite. “Desfrutar” é a palavra de ordem.

Foto
A vinha domina a paisagem a partir da esplanada do Moment's Lounge, nos arredores de Palmela Marisa Cardoso

O nome traduz sem rodeios o modo de utilização. O Moment’s Lounge, apresenta Marco Butes, nasceu com o propósito de ser um sítio para “aproveitar o momento, desfrutar”. Este alentejano criado em Palmela tinha a ideia de “fazer algo na praia” quando trocou a área da logística pela criação de um poiso que servisse de montra da região. Em boa hora se deixou perder antes por este mar de vinha.

A vinha é diminuta, entenda-se – ocupa metade de um rectângulo de dois hectares à beira da estrada, mas cumpre o desígnio de dar um quadro bucólico onde pousar a vista. Tanto melhor se tiver as cores do pôr-do-sol a pintá-la. Um passadiço de madeira por entre as videiras dá as boas-vindas a partir do parque de estacionamento, e as cepas que estão à mão são deixadas sem tratamento, em jeito de convite a debicar as uvas quando é tempo delas. Um sítio para “desfrutar”, dizia Marco. Inclusive, no sentido literal.

Os vinhos dão o mote, mas Marco Butes quer afirmar o Moment’s Lounge sobretudo como restaurante, mais do que apenas wine bar. Da cozinha, em “funcionamento ininterrupto enquanto a casa está aberta”, saem petiscos clássicos da mesa convivial, como peixinhos da horta, pica-pau, ovos rotos, mas também tábuas de queijos e enchidos, de marisco, de carnes (e uma versão vegana) que são pequenos festins. Ocasionalmente, acontecem também jantares vínicos, em parceria com produtores locais.

Moment's Lounge, em Palmela Marisa Cardoso
Marisa Cardoso
Moment's Lounge, em Palmela Marisa Cardoso
Fotogaleria
Moment's Lounge, em Palmela Marisa Cardoso

Em matéria de vinhos, tem predominância a região (25 referências), que assegura dois terços da carta, reduzida mas estudada para fugir ao mais-do-mesmo. A escolha é feita pelo proprietário – “Com muitas provas, muito estudo e perguntando a quem sabe mais do que eu”, admite – e está em cima da mesa a criação de uma gama Moment’s em colaboração com a Quinta de Alcube.

Quanto ao sítio, é convidativo, como se espera, com as mesas posicionadas – tanto as da esplanada como as do interior, diante de amplas janelas – para ter sempre as vinhas debaixo de olho. Também elas um convite a aproveitar o momento.


Este artigo foi publicado no n.º 3 da revista Solo.

Sugerir correcção
Comentar