Os tapetes invadem as ruas de Arraiolos em Junho

As ruas, as janelas, as varandas... De 8 a 12 de Junho, a vila alentejana celebra os seus tapetes, enquanto continua a trabalhar para a classificação de Património da Humanidade pela UNESCO.

unesco,evora,fugas,patrimonio,artes,alentejo,
Fotogaleria
Joao Silva
unesco,evora,fugas,patrimonio,artes,alentejo,
Fotogaleria
Joao Silva
unesco,evora,fugas,patrimonio,artes,alentejo,
Fotogaleria
Joao Silva
unesco,evora,fugas,patrimonio,artes,alentejo,
Fotogaleria
Joao Silva
,Tapete
Fotogaleria
Joao Silva

Uma mostra dos genuínos tapetes de Arraiolos nas principais artérias do centro histórico daquela vila, no distrito de Évora, é um dos atractivos do certame “O tapete está na rua”, marcado para Junho.

Promovido pela Câmara de Arraiolos, o evento realiza-se entre 8 e 12 de Junho e o programa integra um conjunto de actividades culturais, como exposições, animação, colóquios e debates, além da mostra e venda de produtos locais, artesanato e gastronomia.

O principal destaque vai para a mostra de tapetes de Arraiolos no centro histórico da vila alentejana, com vários exemplares desta tapeçaria local estendidos nas ruas e praças e pendurados nas portas, janelas e varandas.

A valorização do tapete de Arraiolos e a promoção desta arte também vão estar em foco durante a conferência “Património Cultural Imaterial no Alentejo: Da recolha e inventariação à UNESCO”, que integra o programa do certame.

Foto
CM Arraiolos

Segundo o município, “O tapete está na rua” constitui-se como um “contributo para a defesa do tapete de Arraiolos, de forma a que as empresas produtoras e as bordadeiras do concelho possam exercer a sua actividade com dignidade”.

Procurando promover e valorizar o tapete de Arraiolos, assinalou a autarquia, o evento visa também “dinamizar a economia local e dar a conhecer o artesanato, a gastronomia e outros produtos locais”.

Do tapete de Arraiolos, bordado a lã sobre tela, conhecem-se referências já desde os finais do século XVI (1598), com origem na vila alentejana com o mesmo nome, povoada no princípio do mesmo século por mouros e judeus, expulsos da Mouraria de Lisboa por D. Manuel I.

Segundo investigações históricas, as famílias ali fixadas encontraram abundantes rebanhos de boa lã e diversidade de plantas indispensáveis ao tingimento e fabrico das telas onde são manufacturados os tapetes, empregando a técnica do ponto cruzado oblíquo, denominada “Bordado de Arraiolos”.

A Câmara de Arraiolos, que aguarda há vários anos pela certificação dos tradicionais tapetes, pretende candidatar o tapete de Arraiolos a Património Cultural Imaterial da Humanidade, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

Sugerir correcção
Comentar