João Sousa apura-se para a final do torneio de Genebra

Português pode conquistar o quinto título da carreira, tendo como adversário o norueguês Casper Ruud.

Foto
João Sousa vai tentar o quinto triunfo na 12.ª final da carreira EPA/SALVATORE DI NOLFI

O tenista português João Sousa qualificou-se esta sexta-feira para a final do torneio de Genebra, graças a um triunfo perante o francês Richard Gasquet, podendo conquistar o quinto título da carreira, no sábado, frente ao norueguês Casper Ruud.

Nas meias-finais do torneio suíço, o número um nacional esteve irrepreensível frente ao experiente Gasquet, 75.º jogador do ranking ATP, impondo-se por 6-2 e 6-2, em 1h16m.

Naquele que foi o seu melhor encontro do ano, o vimaranense, de 33 anos, “carimbou” a qualificação para a sua 12.ª final no circuito ATP, frente ao oitavo jogador mundial, que bateu o norte-americano Reilly Opelka (18.º), com os parciais de 7-6 (7-2) e 7-5.

Finalista em Genebra em 2015, o melhor tenista português de sempre, actualmente na 79.ª posição da hierarquia mundial, exibiu-se a um nível elevado - ganhou 82% dos pontos no primeiro serviço -, para garantir a vitória na 21.ª meia-final ATP que disputou.

João Sousa não permitiu qualquer quebra de serviço ao antigo número sete mundial, de 35 anos, fechando o encontro no primeiro match-point.

O português pode ainda conquistar, pela primeira vez, dois títulos na mesma época, depois da vitória em Pune, na Índia. No palmarés de Sousa constam também os títulos em Kuala Lumpur (2013), Valência (2015) e Estoril (2018).

Sugerir correcção
Comentar