Coimbra quer ser futurista – e está à procura das melhores ideias tecnológicas para a comunidade

O concurso Future City Challenge está à procura de ideias inovadoras que permitam melhorar a vida das pessoas através da Internet das Coisas. As candidaturas estão abertas até 31 de Maio – e o prémio são cinco mil euros.

Foto
O do Future City Challenge vencedor é conhecido no dia 9 de Setembro Uriel Soberanes/Unspalsh

O Future City Challenge – Coimbra tem candidaturas abertas até 31 de Maio, numa competição que promove o desenvolvimento de soluções inovadoras com recursos à Internet of Things que possam ter um impacto na comunidade, anunciou esta quarta-feira, 18 de Maio, o município.

A competição, que vai na segunda edição, é promovida pelo Fikalab (laboratório de inovação da empresa Critical Software) em parceria com a Câmara Municipal de Coimbra, o Centro de Ecologia Funcional, o Instituto de Sistemas e Robótica da Universidade de Coimbra, a Escola Superior Agrária, o Instituto Superior de Engenharia do Politécnico de Coimbra e o Nest Collective, afirmou o município, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

A competição vai atribuir um prémio de cinco mil euros à melhor ideia apresentada a concurso.

As candidaturas ao Future City Challenge podem ser enviadas através do preenchimento de um formulário de inscrição.

“Os participantes são desafiados a apresentar soluções inovadoras que permitam melhorar a vida dos cidadãos através da utilização de soluções IoT [Internet of Things, conceito que se refere a redes de dispositivos ou objectos conectados entre si]”, aclarou o município.

As dez melhores ideias “serão conhecidas a 8 de Junho e vão receber, à semelhança da edição anterior, um prémio de 250 euros, para além de serem convidadas a desenvolver um protótipo até dia 2 de Setembro, que será, posteriormente, apresentado a um júri”, explicou a Câmara de Coimbra, referindo que o projecto vencedor será conhecido no dia 9 de Setembro.

Segunda a nota de imprensa, alguns dos projectos finalistas da edição de 2021 estão a ser desenvolvidos pelas suas equipas, com o apoio do Fikalab e do Município de Coimbra, integrados no #CoimbraCityLab para serem experimentados em ambiente real, na cidade e concelho.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários