Taiwan admite aproximação à NATO

Ministro dos Negócios Estrangeiros, Joseph Wu, fala em “potencial para maior cooperação” com a Aliança Atlântica em entrevista ao jornal alemão Frankfurter Allgemeine Zeitung.

Foto
Joseph Wu, ministro dos Negócios Estrangeiros de Taiwan MINISTÉRIO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS DE TAIWAN

Taiwan está a aproximar-se da NATO, com conversações mais frequentes com a organização, disse o ministro dos Negócios Estrangeiros, Joseph Wu, ao jornal alemão Frankfurter Allgemeine Zeitung.

Wu respondia a uma pergunta da jornalista do diário sobre um comentário da ministra dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido, Liz Truss, que afirmou, em finais de Abril, que a NATO deveria proteger Taiwan.

O ministro respondeu que embora Taiwan não pudesse ainda chamar à NATO um parceiro, “há cada vez mais conversações entre Taiwan e a NATO”, e que Taipé vê “potencial para uma maior cooperação”.

Wu declarou ainda que seria mais sensato “não entrar em pormenores, caso contrário a NATO receberá uma visita do embaixador chinês”, mas adiantou que a maior atenção à região que os países europeus vêm a dar é um sinal positivo para Taiwan.

A guerra na Ucrânia afectou Taiwan com uma maioria dos taiwaneses a acreditar que caso seja atacado pela China, o país deverá defender-se sozinho. O ministro sublinhou que esta é a sua responsabilidade: “não devemos pedir a outros países que sacrifiquem o seu povo por nós”, declarou.

Mas mesmo sem envio de tropas, o apoio dos EUA à Ucrânia foi decisivo, considerou, esperando que se for o caso os EUA dêem o mesmo apoio, também em termos de informação e espionagem, que está a dar à Ucrânia.

Sugerir correcção
Comentar