Tomás Bessa com um bom início contra o vento em Cádis

Pedro Figueiredo e Tomás Melo Gouveia também estão dentro do cut provisório no Challengde España

Foto
Tomás Bessa chegou a estar com -3 antes de concluir a volta com bogey-bogey © Octávio Passos/FPG

Quatro portugueses começaram nesta quinta-feira a competir no Challenge de España, no Iberostar Real Club de Golf Novo Sancti Petri, em Cádis, Andaluzia. Tomás Bessa, com 72 (par) pancadas, foi o que subiu mais alto na tabela, encontrando-se nos 29.ºs classificados, a dois shots do top-10. 

Dotada com 250 mil euros de prize-money, esta prova assinala a entrada do Challenge Tour em solo europeu, depois de uma digressão de seis eventos pela África do Sul. É também o primeiro torneio do circuito depois de uma paragem de mais de um mês e meio. 

Os resultados foram altos na generalidade – basta dizer que apenas 29 dos 156 jogadores bateram o Par 72 do campo. Isto porque o vento soprou com intensidade, na ordem dos 30 e 40 km/h, como explicou Bessa: “Em muitos dos buracos, o vento é lateral, o que dificulta o controlo do voo de bola e obviamente da distância. Os buracos 16, 17 e 18, que são os buracos mais exigentes do campo, estão com vento contra que os torna muito duros.” 

Tomás Bessa sentiu isso mesmo na pele, já que, tendo completado os primeiros 16 buracos com -2, encerrou a sua volta com bogey-bogey nos 17 e 18. “Foi uma volta consistente. A única coisa que não esteve tão bem foram algumas decisões no chipping à volta dos greens, desperdicei alguns up & downs bastante acessíveis. Ficou um sabor amargo ao terminar com dois bogeys nos últimos dois buracos.” 

Com o seu resultado inaugural de 72, Bessa está nos 30.ºs e a somente duas pancadas de um lugar no top-10. O líder é o sul-africano Wilco Nienaber, com 66 (-6), seguido do suíço Jeremy Freiburghaus com 67 (-5). No terceiro lugar há um largo grupo de jogadores com 69 (-3). 

João Girão também estava em grande nível, seguia com -1 com 13 buracos jogados, antes de cair na tabela com 2 triplos bogey (14 e 17) e 1 bogey (18), para um score de 78 (+6), o que lhe dá um lugar entre 125.ºs. 

Pedro Figueiredo e Tomás Melo Gouveia, tendo ambos começado do 10, marcaram 74 (+2), mas deram bons sinais nos seus back nine (do 1 ao 9): Figgy, com 2 birdies nos últimos quatro buracos de jogo; Tomás, baixando quatro pancadas nos últimos 9 buracos (35, -1) em relação aos primeiros 9 (39, +3). E estão dentro do cut provisório, nos 57.ºs.

Veja mais em www.golftattoo.com

Sugerir correcção
Comentar