Pet

Uma “arca de Noé” no quintal: casa de empresário turco é abrigo para quase 100 animais

Uma mula que chegou de táxi, gatos amigos de gaivotas e uma égua com inveja são alguns dos companheiros de casa de Mert Akkök, um empresário que vive em Istambul e se dedica a acolher animais que precisam de ajuda. 

Mert Akkök leva alguns dos cães para o quintal de casa em Istambul, na Turquia. EPA/ERDEM SAHIN
Fotogaleria
Mert Akkök leva alguns dos cães para o quintal de casa em Istambul, na Turquia. EPA/ERDEM SAHIN

Entrar em casa de Mert Akkök é como saltar para dentro de um filme animado. Num dia normal, um trio de gatos partilha molho de peixe fresco com 46 gaivotas e vive acompanhado de uma égua, uma mula e uma dúzia e meia de cães. A habitação do empresário de 48 anos, em Istambul, na Turquia, é um espaço de abrigo para animais doentes e abandonados.

Mert começou por acolher cães feridos que encontrava na rua. Levava-os para o apartamento onde vivia, no centro da cidade turca, mas os vizinhos começaram a queixar-se. Há cinco anos que a nova casa com jardim é o lar de quase uma centena de animais. Como aconteceu com Radife, uma mula recém-nascida encontrada perto da estrada junto da mãe já morta, alguns animais foram chegando através de mensagens na Internet. "Contactaram-me porque me conheciam das redes sociais e eu não podia dizer não. Enviaram-ma num táxi", diz Mert Akkök. 

Os cães vagueiam pelos três andares da casa, as gaivotas reúnem-se atrás de uma vedação, no jardim. Cerca de 30 não conseguem voar uma incapacidade provocada, na maioria dos casos, por terem caído do ninho ao tentarem levantar voo antes de saberem como. As 11 que voam voltam sempre a casa. 

A convivência entre todos nem sempre é harmoniosa. A égua Reyhan é cega e além de achar que Mert Akkök é seu pai, no início tinha inveja de Radife, a mula que chegou de táxi. Os cães ainda demoraram algum tempo a aprender que não devem saltar para cima da secretária do escritório para não partirem o computador, ao passo que Radife, a mula, já comeu uma parte do saxofone que o empresário tanto gosta de tocar. 

As viagens frequentes exigidas pela ocupação profissional de Mert  durante as quais os animais ficam ao cuidado outra pessoa , relegam a esperança do empresário em expandir ainda mais o espaço e de poder dedicar-se por completo aos seus companheiros para a altura da reforma, confessa.

Texto editado por Ana Maria Henriques

O empresário de 48 anos com "Reyhan", a égua cega que acolheu, e uma das 35 gaivotas que não conseguem voar.
O empresário de 48 anos com "Reyhan", a égua cega que acolheu, e uma das 35 gaivotas que não conseguem voar. EPA/ERDEM SAHIN
O empresário transporta um fardo de palha para alimentar a égua e a mula.
O empresário transporta um fardo de palha para alimentar a égua e a mula. EPA/ERDEM SAHIN
Mert Akkök toca saxofone para alguns dos 18 cães que andam pela casa. Os cães foram os primeiros animais a serem acolhidos pelo empresário.
Mert Akkök toca saxofone para alguns dos 18 cães que andam pela casa. Os cães foram os primeiros animais a serem acolhidos pelo empresário. EPA/ERDEM SAHIN
O empresário abraça cães abandonados na zona rural de Istambul, durante o evento de alimentação canina que organizou, e para o qual lançou um apelo aos seus seguidores de Instagram.
O empresário abraça cães abandonados na zona rural de Istambul, durante o evento de alimentação canina que organizou, e para o qual lançou um apelo aos seus seguidores de Instagram. EPA/ERDEM SAHIN
EPA/ERDEM SAHIN
Mert Akkök abraça a mula, "Radife", que chegou até ao empresário num táxi, depois de uma mensagem enviada nas redes sociais.
Mert Akkök abraça a mula, "Radife", que chegou até ao empresário num táxi, depois de uma mensagem enviada nas redes sociais. EPA/ERDEM SAHIN
No jardim, Mert Akkök cuida das gaivotas que não conseguem voar. Das 46, só 11 têm a capacidade de levantar voo.
No jardim, Mert Akkök cuida das gaivotas que não conseguem voar. Das 46, só 11 têm a capacidade de levantar voo. EPA/ERDEM SAHIN
EPA/ERDEM SAHIN
EPA/ERDEM SAHIN
Cães abandonados na zona rural da cidade de Istambul.
Cães abandonados na zona rural da cidade de Istambul. EPA/ERDEM SAHIN
EPA/ERDEM SAHIN
EPA/ERDEM SAHIN
O empresário turco bebe chá junto da mula, "Radife", e de alguns dos seus cães.
O empresário turco bebe chá junto da mula, "Radife", e de alguns dos seus cães. EPA/ERDEM SAHIN
Mert Akkök com "Reyhan", que era de uma quinta próxima, onde nasceu fraca e iam deixá-la morrer. O empresário comprou-a e alimentou-a com leite de outra égua da aldeia. Agora, "Reyhan" pensa que Mert é o seu pai.
Mert Akkök com "Reyhan", que era de uma quinta próxima, onde nasceu fraca e iam deixá-la morrer. O empresário comprou-a e alimentou-a com leite de outra égua da aldeia. Agora, "Reyhan" pensa que Mert é o seu pai. EPA/ERDEM SAHIN
EPA/ERDEM SAHIN
EPA/ERDEM SAHIN
Mert Akkök carrega um balde de água para dar aos animais.
Mert Akkök carrega um balde de água para dar aos animais. EPA/ERDEM SAHIN