McDonald’s sai da Rússia, 32 anos depois

O primeiro McDonald’s abriu no centro de Moscovo há mais de três décadas. Foi um símbolo poderoso do alívio das tensões da Guerra Fria e foi o primeiro restaurante de fast food norte-americano a abrir na União Soviética. Empresa diz que a prioridade é garantir que os 62 mil funcionários continuem a ser pagos até ao encerramento das operações.

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Logótipo McDonalds MAXIM ZMEYEV/REUTERS

O McDonald's admitiu esta segunda-feira que vai vender todo o seu negócio na Rússia com o objectivo de abandonar definitivamente o país onde está presente há mais 32 anos, tornando-se no último grande grupo empresarial ocidental a sair do território russo desde que a invasão à Ucrânia começou.

A notícia foi avançada nesta segunda-feira pelo jornal The New York Times que cita uma mensagem enviada por Chris Kempczinski, presidente executivo da empresa, a funcionários e fornecedores da marca. “Esta é uma questão complicada, sem precedentes e com consequências profundas”, escreveu o responsável. “Alguns podem argumentar que garantir o acesso a alimentos e continuar a empregar dezenas de milhares de cidadãos é a coisa certa a fazer. Mas é impossível ignorar a crise humanitária causada pela guerra na Ucrânia. E é impossível imaginar os Arcos Dourados [as letras amarelas do logótipo do McDonald’s] a representar a mesma esperança e promessa que nos levou a entrar no mercado russo há 32 anos.”

Símbolo do alívio das tensões da Guerra Fria

O primeiro McDonald's — um símbolo do estilo de vida norte-americano — na Rússia abriu no centro de Moscovo há mais de três décadas, a 31 de Janeiro de 1990, logo após a queda do Muro de Berlim. Foi um símbolo poderoso do alívio das tensões da Guerra Fria entre os Estados Unidos e a União Soviética e foi o primeiro restaurante de fast food norte-americano a abrir na União Soviética, que entraria em colapso em 1991.

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Centenas de russos à porta do primeiro restaurante da cadeia McDonald's a abrir no país, em Janeiro de 1990 REUTERS/Corbis

As fotografias de longas filas de clientes a aguardarem horas e horas para provarem um hambúrguer do McDonald's correram mundo e fizeram história: no primeiro dia, o restaurante foi visitado por cerca de 30 mil pessoas. A abertura dos primeiros restaurantes da marca foi a primeira oportunidade para milhões de russos provarem comida (e bebidas) ocidental, embora o custo de um hambúrguer fosse várias vezes superior ao orçamento diário de muitos habitantes da cidade.

Kempczinski lembrou que, anos antes da abertura oficial, as Olimpíadas de 1976 em Montreal abriram a porta à entrada da empresa em território russo. Tudo começou quando a marca permitiu que a equipa de atletas olímpicos da Rússia usasse o seu Big Mac Bus. “Na história do McDonald's, esse foi um dos nossos marcos mais orgulhosos e emocionantes”, escreveu Kempczinski. “Depois de quase meio século de animosidade da Guerra Fria, a imagem dos Arcos Dourados a brilhar acima da Praça Pushkin anunciou a muitos, em ambos os lados da Cortina de Ferro, o início de uma nova era.”

Sessenta e dois mil funcionários

O presidente executivo da McDonald's disse-se “excepcionalmente orgulhoso dos 62 mil empregados” que trabalham nos 850 restaurantes da marca na Rússia, assim como das “centenas de fornecedores locais”. “A sua dedicação e lealdade tornam este anúncio muito difícil”.

De acordo com o The New York Times, o objectivo do McDonald's é vender o negócio a um comprador local que terá de retirar das lojas todas as referências à marca americana. Em comunicado, o McDonald’s disse que as suas “prioridades incluem garantir que os funcionários na Rússia continuem a ser pagos até ao encerramento das operações e mantenham o emprego com o comprador em potencial”.

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O Presidente russo Boris Ielstin numa visita ao segundo restaurante da cadeia a abrir em Moscovo, em Junho de 1990 Gennady Galperin/Reuters

Em Março, o McDonald's anunciou que iria encerrar temporariamente as suas operações na Rússia, à semelhança de outras cadeias de restauração, como a Starbucks e a Yum Brands, a empresa-mãe da KFC e a Pizza Hut. Agora, opta por sair totalmente do mercado russo. Como resultado da medida, a Rússia registará uma perda entre 1,2 e 1,4 mil milhões de dólares, de acordo com a mesma nota.

O McDonald's tem mais de 39 mil restaurantes em mais de 100 países. A maioria é franqueada – apenas cerca de 5% são propriedade e operados pela empresa. Os espaços da marca na Ucrânia também estão encerrados, mas a empresa afirma que continua a pagar os salários de forma integral aos funcionários.

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