Ricardo Santos esteve ao seu melhor nível na Bélgica

Obtém o seu nono top-10 no DP World Tour e mostra-se confiante para o que aí vem

Foto
Ricardo Santos prepara-se agora para uma série de três torneios consecutivos © Octávio Passos/FPG

Ricardo Santos alcançou um brilhante top-10 no Soudal Open, prova do DP World Tour dotada com 1,9 milhões de euros de prize-money que decorreu entre quinta-feira e domingo no Rinkven International Golf Club, em Antuérpia, na Bélgica. 

Concluídas as duas primeiras voltas, o algarvio de 39 anos estava a uma pancada do trio de líderes, com resultados de 69 (-2) e 66 (-5) num campo de Par 71, para -7. Foi-se abaixo no terceira com um 74 (+2), mas ressurgiu na quarta e última com 68 (-3) para terminar nos nonos classificados, com 277 (-7). 

O vencedor foi o inglês Sam Horsfield, com 271 (-13), seguido do neo-zelandês Ryan Fox e do alemão Yannick Paul, ambos com 273 (-11). 

Com esta classificação, que lhe valeu um prémio de €35 072,40, Santos subiu 23 posições no ranking do circuito, para 134.º. Os 124 primeiros desta tabela no final da época mantêm o cartão do Tour para o próximo ano. 

“A parte mais importante do jogo esteve muito boa, que foi o putting”, explicou Ricardo Santos. “Não joguei o meu melhor golfe do tee ao green, mas este não deixou de estar a um bom nível. Mas a parte do jogo mais forte foi sem dúvida o putting. Também é verdade que senti que poderia ter ficado bem mais em cima na classificação, mas essa sensação será sempre assim quando não se ganha.” 

Ricardo Santos, um dos apenas dois portugueses com vitórias no DP World Tour (Open da Madeira em 2012), nova designação do ex-European Tour, diz-se “contente com a semana e confiante para as próximas”. Daniel Silva venceu Open da Ilha de Jersey em 1992, em Inglaterra. 

Esta semana joga-se o PGA Championship, o segundo major do ano, no Southern Hills Country Club, em Tulsa, Oklahoma.

Depois, nas seguintes, Ricardo Santos irá jogar uma série de três torneios consecutivos no DP World Tour: o Dutch Open (1,75 milhões de euros), no qual foi 6.º classificado o ano passado, de 26 a 29 deste mês, no Bernardus Golf Club, em Cromvoirt, nos Países Baixos; O Porsche European Open, com o mesmo prize-money, de 2 a 5 de Junho, no Green Eagle Golf Courses, em Hamburgo, Alemanha; e o Volvo Car Scandinavian Mixed (1,9 milhões de euros), de 9 a 12, no Halmstad Golf Club, Tylösand, Sweden. 

Pedro Figueiredo falhou o cut por uma pancada neste Soudal Open e Ricardo Melo Gouveia também não seguiu em frente para a fase final.

Veja mais em www.golftattoo.com

Sugerir correcção
Comentar