Em França, ainda falta “terceira volta”?

Jean-Luc Mélenchon ocupa o terreno à esquerda, atraindo socialistas e ecologistas para uma frente popular. Le Pen continua ausente. Emmanuel Macron alarga a sua base de apoio. Um cenário de coabitação ainda não está completamente afastado. Depende dos resultados das legislativas. Seria uma péssima notícia para a Europa.

Foto
CHRISTIAN HARTMANN/POOL/EPA
Reserve as terças-feiras para ler a newsletter de Teresa de Sousa e ficar a par dos temas da actualidade global.

Há uma pergunta que continua a preocupar a maioria dos governos europeus e boa parte dos franceses: Jean-Luc Mélenchon pode vir a ser primeiro-ministro de Emmanuel Macron? Quando falta menos de um mês para a primeira volta das eleições legislativas, a 12 de Junho, a resposta ainda pode ser afirmativa. A probabilidade não é grande. As últimas sondagens indicam que o partido do Presidente – Renascimento – poderá obter a maioria absoluta. O sistema eleitoral uninominal a duas voltas beneficia largamente o partido mais votado.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 6 comentários