Governo francês anuncia demissão por lapso. Foi “erro informático”

A demissão foi avançada num comunicado no site oficial do Governo francês. Minutos depois, o Governo corrigiu a falha que ocorreu devido a um “erro informático”.

Foto
O Governo francês diz que o lapso surgiu devido a "um erro informático" EPA/CHRISTOPHE PETIT TESSON / POOL

O Governo francês anunciou este sábado, por lapso, a sua demissão num comunicado online que foi corrigido após alguns minutos.

“O primeiro-ministro Jean Castex apresentou a demissão do Governo ao presidente da República Emmanuel Macron”, lia-se na mensagem partilhada no site oficial do Governo.

Segundo apurado pela rádio francesa France Info, a sede do Governo, no Palácio Matignon, explica diz que o comunicado surgiu devido um “erro informático” que “não deveria ter ocorrido”.

O lapso surge quando o país aguarda a demissão do actual Governo. No entanto, o nome do próximo primeiro-ministro só deve ser anunciado na próxima segunda-feira.

O segundo mandato do Presidente Emmanuel Macron começou oficialmente este sábado, mas a demissão do executivo e a formação do novo governo foram adiadas por alguns dias.

Inicialmente, o adiamento deveu-se à viagem já anteriormente agendada de Jean Castex ao Vaticano para a cerimónia marcada para domingo de canonização de figuras da Igreja Católica que incluem três franceses. No entanto, Paris anunciou esta manhã que Macron também vai viajar este domingo para os Emirados Árabes Unidos devido à morte do presidente daquele país, Khalifa bin Zayed al Nahayn.

Como o Presidente e o primeiro-ministro não podem estar no exterior ao mesmo tempo, Castex ficará em França. O ministro do Interior, Gérald Darmanin, vai representá-lo na cerimónia do Vaticano.

Na passada segunda-feira, Macron avançou que já tinha decidido quem seria o seu próximo primeiro-ministro.

Sugerir correcção
Comentar