Há uma nova linhagem da Ómicron dominante em Portugal. Qual é ela?

A linhagem BA.5 da variante Ómicron tem vindo a apoderar-se das novas infecções de SARS-CoV-2 em Portugal e já deverá ser dominante. Estima-se que a 22 de Maio seja responsável por cerca de 80% dos casos detectados.

Foto
A amarelo, partículas do coronavírus SARS-CoV-2 NIAID

Há uma nova linhagem da variante Ómicron do vírus SARS-CoV-2 que já deverá ser dominante em Portugal – é a BA.5. Esta versão do coronavírus terá já ultrapassado os 50% das novas infecções no país, anunciou esta sexta-feira um investigador do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (Insa). Pensa-se que é mais transmissível e tem certas mutações que podem estar associadas a uma maior capacidade de o vírus infectar as nossas células, bem como de fugir ao sistema imunitário. Até agora, não há indicação de que cause formas mais graves da doença.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 12 comentários