19 Finestre: janelas com vistas animadas de gente e feitas de luz, cheiros e sons

Neste 28.º episódio do podcast Antecâmara, espreitamos por 19 janelas de performers originários de várias cidades. O podcast Antecâmara é um dos parceiros da Rede PÚBLICO.

podcast-antecamara,p3,podcasts-publico,arquitectura,
Fotogaleria
Luciana Fina
Fotogaleria
Luciana Fina
podcast-antecamara,p3,podcasts-publico,arquitectura,
Fotogaleria
Luciana Fina
podcast-antecamara,p3,podcasts-publico,arquitectura,
Fotogaleria
Luciana Fina
Fotogaleria
Luciana Fina
podcast-antecamara,p3,podcasts-publico,
Fotogaleria
Luciana Fina

Antecâmara é o novo podcast parceiro da Rede PÚBLICO que reúne episódios marcantes dos programas da Rádio Antecâmara.

No 28.º episódio do podcast Antecâmara, recebemos os seis episódios de 19 Finestre, um programa de Luciana Fina.

Foto

As 19 janelas pertencem a performers originários de Singapura, Paris, Maputo, Ouagadougou, Mértola, Rio de Janeiro, Cidade do Cabo, Nova Iorque, Ifanadiana, Tunis, Beirute, Praga, Viena, Praia e Mindelo.

As imagens, as línguas e os mundos que nos trazem entram em diálogo com a música de Quentin Tolimieri, Ernesto Rodrigues, Guilherme Rodrigues, Fyodor Stepanov.

Vistas que celebram a unidade entre o indivíduo e o lugar ou que convocam todos os medos do presente, vistas animadas de gente, vistas suspensas na memória, vistas feitas de luz, cheiros e sons.

As 19 janelas foram gravadas durante a realização do documentário O Encontro, para a instalação de Luciana Fina VUE portraits (2004), e encontram agora para a rádio Antecâmara a sua forma radiofónica.

Participam os artistas André Lepecki, Boyzie Cekwana, Carlos Oliveira (Cacá), Danya Hammoud, Domingos Amosse Bié, Elizabeth Corbett, Keng Sen Ong, Lacina Coulibaly, Lea Capkova, Linda Samaraweerova, Luís da Rosa, Marcela Levi, Maria Clara Villa-Lobos, Nejib Ben Kalfallah, Paula Varanda, Rosa Domingos Chaúque, Sérgio João Madlate, Vera Mantero, Zoe Johnson Randrianjanaka e Thierry Johnson Randrianjanaka. A masterização do episódio é de Miguel Serrão Pereira.

A autora de 19 Finestre é Luciana Fina, artista e cineasta nascida em Itália, que vive e trabalha em Lisboa desde 1991. Após uma longa colaboração com a Cinemateca Portuguesa na programação, realizou o seu primeiro filme em 1998. Os seus filmes, instalações fílmicas e site-specific são apresentados internacionalmente em festivais de cinema e exposições. O documentário In Medias Res, sobre o pensamento e a obra de Manuel Tainha, recebeu em 2014 o prémio Melhor Filme Português do Arquiteturas Film Festival e a Menção Honrosa do Temps d’Images Film on Art Award.


Rádio Antecâmara é um lugar de encontro heterogéneo, com uma programação diversa que junta arquitectos, curadores, jornalistas e membros da comunidade para expandir as noções sobre a complexidade urbana e questionar os formatos da arquitectura. Um projecto com curadoria do arquitecto Pedro Campos Costa.

Segue o podcast Antecâmara no site do PÚBLICO ou no Spotify, Apple Podcasts, Soundcloud e outras aplicações para podcast.

Conhece os podcasts da Rede PÚBLICO em publico.pt/podcasts.

Se gostas de ouvir podcasts, subscreve gratuitamente a newsletter Subscrito, com novidades e recomendações para trazer nos ouvidos.

Sugerir correcção
Comentar