Aumentar só os salários mais baixos

Será que se tem medo que os trabalhadores com salários elevados aceitem que se ajude, porventura com os impostos que pagam, os mais pobres, mas não aceitariam que a diferença entre o salário de uns e de outros se reduzisse?

Os termos em que se tem discutido o aumento dos salários face à inflação são tristemente convencionais. Há consenso quanto à necessidade de medidas que evitem a perda de poder de compra das famílias de baixo rendimento – descida do ISP, tarifas sociais da água e eletricidade, cabaz alimentar, apoios sociais vários. Mas nenhum partido, nenhum sindicato, nenhum analista sugeriu que o Governo aumente, na função pública, só os salários abaixo de um certo limiar. Isso seria convidar o setor privado a também considerar aumentos salariais diferenciados, incluindo em sede de negociação coletiva.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 3 comentários