Linha Saúde 24 vai dar prescrições automáticas de testes antigénio a quem tiver um autoteste positivo

As pessoas que tenham um autoteste positivo só têm de o comunicar à Linha Saúde 24 e a prescrição será automática, diz ministra da Saúde. Marta Temido diz que gratuitidade geral dos testes antigénio nas farmácias não se justifica.

Foto
Ministra diz que gratuitidade geral dos testes antigénio nas farmácias não se justifica MANUEL DE ALMEIDA

A partir do final da semana, as pessoas que tiverem um autoteste positivo à covid-19 terão acesso a uma prescrição automática para um teste antigénio, no momento em que comuniquem essa situação à Linha Saúde 24. O anúncio foi feito pela ministra da Saúde, Marta Temido, à margem de uma visita à Unidade de Hospitalização Domiciliária do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, esta quinta-feira.

Questionada pelos jornalistas sobre a actual situação da covid-19 no país, que está com uma média a sete dias de mais de 15 mil casos diários, a ministra considerou que não há razão para voltar a instaurar a gratuitidade dos testes antigénio nas farmácias, medida que terminou no final de Abril. “Mais do que regressar a uma opção que já tivemos e que neste momento entendemos que já não será adequada, como noutros países não será, é a possibilidade de descongestionar o acesso aos testes rápidos de antigénio, garantindo que o atendimento da linha robotizada encaminha as pessoas para esse acesso sem os constrangimentos de espera”, disse à RTP e restantes jornalistas.

A ministra desvalorizou a actual situação epidemiológica no país, afirmando que o aumento de casos “era expectável” e que deverá continuar nas próximas semanas. “É expectável que tenhamos ainda um crescimento, estamos a acompanhar a situação como sempre fizemos com os peritos”, lembrando que o mais recente relatório do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, sobre a situação epidemiológica no país, no que se concerne à sequência genómica, aponta para uma prevalência de uma linhagem da variante Ómicron, que representa já 37% dos casos em Portugal e poderá chegar aos 80% a 20 de Maio.

A prescrição automática de um teste antigénio, através da Linha Saúde 24, para pessoas com autoteste positivo deverá entrar em vigor já no final desta semana e é, segundo Marta Temido, uma medida “facilitadora e adaptada ao momento” que se vive. Na discussão parlamentar sobre o Orçamento de Estado, esta terça-feira, o secretário Adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, já tinha dito que estava a ser ultimada uma alteração à Linha SNS 24 “no sentido de simplificar o algoritmo através de um automatismo que permitirá ao cidadão que fez um autoteste que deu positivo receber a prescrição de um teste rápido que possa confirmar a infecção”.

Apesar do aumento do número de casos, vários peritos ouvidos pelo PÚBLICO referem que não há motivo para alarme, tendo em conta que a pressão sobre os serviços hospitalares, ao nível de internamentos e cuidados relacionados com a covid-19 não se tem feito sentir. Por isso, rejeitam o regresso às medidas que estavam em vigor até 21 de Abril, nomeadamente a obrigatoriedade do uso de máscaras em diversos espaços, que neste momento só está circunscrita a casos muito específicos.

Ainda assim, também salientam que o fim da obrigatoriedade de certas medidas não significa que se abdique de todas as medidas de protecção, sobretudo, quando estão em risco pessoas mais vulneráveis. Neste campo, a vacinação periódica aos idosos e pessoas em situação de risco, é a medida mais advogada por especialistas como Raquel Duarte, que em entrevista ao PÚBLICO, esta semana, defendeu isso mesmo: “O que defendo é que vai ter de haver uma vacinação periódica para as populações mais vulneráveis. Qual é essa periodicidade é que ainda é precoce dizer, ainda é preciso conhecê-la.”

Sugerir correcção
Ler 3 comentários