Elon Musk pode mudar o “algoritmo” do Twitter?

Elon Musk quer melhorar o algoritmo do Twitter para proteger a liberdade de expressão. Só que vários especialistas na área da tecnologia e liberdade de expressão põem em causa a visão do magnata. 

i-video

Elon Musk quer mudar o algoritmo do Twitter. ​Aos olhos do magnata, que está em vias de comprar o Twitter, as regras de moderação da plataforma para prevenir discurso de ódio e informação falsa chegaram à censura. “Estou preocupado com a parcialidade do ‘algoritmo do Twitter”, escreveu na rede social em meados de Março. Para Musk, aquilo que as pessoas escrevem na rede social só deve ser apagado se for ilegal e a forma como a rede social funciona deve ser óbvia para todos. “O algoritmo do Twitter tem de ser partilhado em código aberto”, insiste.

Só que vários especialistas na área da tecnologia e liberdade de expressão estão preocupados com a visão de Musk, que consideram simplista e pouco informada. A lista inclui David Greene, responsável pelo departamento de liberdades civis da Electronic Frontier Foundation (EFF), uma organização sem fins lucrativos dedicada a proteger a privacidade e a liberdade de expressão no meio digital, e Eva Galperin, responsável pela cibersegurança daquela organização. 

“É muito fácil dizer ‘quero ter uma plataforma que tem liberdade de expressão’. Muitas pessoas que se tornam responsáveis por plataformas online dizem isto. O difícil é operacionalizar isto sem [infringir] outras liberdades”, resume David Greene ao PÚBLICO. “Vimos isto durante a pandemia da covid-19 quando os utilizadores das redes sociais partilhavam informação que ia contra as recomendações de saúde pública. Deixamos essa informação online?”