Retirar todas as minas na Ucrânia pode demorar até dez anos

Exército russo usou sistemas de minas controladas remotamente. Campos minados ameaçam cidades populosas.

Foto
Rússia invadiu Ucrânia em Fevereiro Reuters

A desminagem de toda a Ucrânia após a invasão russa levará entre cinco e dez anos, disse esta quarta-feira Oleh Bondar, responsável pelo departamento de desminagem do Serviço Estatal de Emergências da Ucrânia, citado pela agência de notícias local Ukrinform.

"De acordo com a experiência internacional, a remoção de minas pode levar de cinco a dez anos”, disse Bondar, para quem uma das maiores consequências negativas da invasão russa da Ucrânia é a enorme contaminação do território por explosivos, incluindo aqueles proibidos por convenções internacionais.

Bondar esclareceu que o Exército russo usou sistemas de minas controladas remotamente, criou campos minados em cidades populosas e deixou um grande número de dispositivos explosivos.

Estes últimos são, disse Bondar, especialmente perigosos e foram colocados de forma específica para representar uma ameaça e um perigo mortal para os civis.

"Estas minas e munições foram descobertas nas regiões de Kiev, Chernigiv, Kharkiv, Sumy, Mykolaiv, Zaporijia, Dnipro, Donetsk e Lugansk”, acrescentou, referindo que representa uma grande parte do território ucraniano.

O número total de minas e bombas de fragmentação, entre outros dispositivos explosivos especialmente instalados, representa aproximadamente 10% do total de detectados e neutralizados até ao momento.

Segundo o responsável, depois de as Forças Armadas da Ucrânia libertarem cidades e vilarejos, estão a ser tomadas medidas prioritárias para a desminagem, que incluem inspecções de cidades, estradas e edifícios, trabalho de equipas de emergência em linhas de energia, tubagens de gás e água.

“Actualmente, a implementação destas medidas permitiu-nos iniciar um processo escalonado de monitorização e desminagem de terrenos agrícolas. Fazemos todo o possível para que as empresas agrícolas possam realizar a campanha de semeadura da primavera”, sublinhou Bondar.

A Rússia lançou a 24 de Fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já matou mais de três mil civis, segundo a ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior. A ofensiva militar causou a fuga de mais de 13 milhões de pessoas, das quais mais de 5,6 milhões para fora do país, de acordo com os mais recentes dados da ONU.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários