Entrevistas Póstumas: à “conversa” com o arquitecto Vilanova Artigas (1915-1985)

O podcast Antecâmara é um dos parceiros da Rede PÚBLICO.

Foto

Antecâmara é o novo podcast parceiro da Rede PÚBLICO que reúne episódios marcantes dos programas da Rádio Antecâmara.

No 26.º episódio do podcast Antecâmara, voltamos a receber Entrevistas Póstumas, um programa de Priscila Bellas e Thiago de Almeida.

Foto

De modo retroactivo, inventando novas perguntas para respostas já existentes, recriam-se conversas fictícias com alguns mestres da arquitectura, suscitando interpretações complementares das suas obras. Através de tópicos atemporais da disciplina como processos de concepção, conceitos teóricos, influências, premissas e condicionantes, falaremos de uma mesma ideia de arquitectura que se mantém viva como conhecimento apropriável.

Neste episódio, o arquitecto brasileiro Vilanova Artigas (1915-1985) descreve sua visão da arquitectura enquanto manifestação cultural capaz de expressar significados e transmitir conhecimentos. Para isso, disserta sobre o processo de concepção do edifício e programa de ensino da FAU-USP, assim como sobre as referências que o influenciaram no projecto para a Rodoviária de Londrina.

Este episódio foi feito através da edição de áudios retirados do filme Espaço e Programa, realizado pela Faculdade de Arquitectura da Universidade de São Paulo, em 1978, do vídeo da palestra proferida por Artigas para a Faculdade de Arquitectura da Universidade Estadual de Londrina, em 1983, e da entrevista concedida ao jornalista Marcelo Machado, em 1984, publicada pela série Arquitecturas do SescTV.

Priscila Bellas e Thiago de Almeida são arquitectos graduados pela FAU-UFRJ-Brasil e ENSA-Versalhes-França, com mestrado pelo PROURB-UFRJ. Desde 2018, são sócios na AGENCIA, prática em arquitectura baseada no Rio de Janeiro.

Foto

O podcast Entrevistas Póstumas conta com masterização de Diogo Nabais. A música é do mestre brasileiro Hermeto Pascoal.


Rádio Antecâmara é um lugar de encontro heterogéneo e curioso, com uma programação diversa que junta arquitectos, curadores, jornalistas e membros da comunidade para expandir as noções sobre a complexidade urbana e questionar os formatos da arquitectura. Um projecto com curadoria do arquitecto Pedro Campos Costa.

Segue o podcast Antecâmara no site do PÚBLICO ou no Spotify, Apple Podcasts, Soundcloud e outras aplicações para podcast.

Conhece os podcasts da Rede PÚBLICO em publico.pt/podcasts.

Se gostas de ouvir podcasts, subscreve gratuitamente a newsletter Subscrito, com novidades e recomendações para trazer nos ouvidos.

Sugerir correcção
Comentar