Tokkotai: o novo restaurante japonês do Porto tem sushi tradicional e “cozinha de colisão”

A criatividade é santo-e-senha no Tokkotai, um restaurante que ainda agora abriu e já quer ser uma marca. A equipa veio de São Paulo (Brasil) com a missão de sublimar a tradição japonesa e, simultaneamente, abri-la ao mundo. Sempre com os ingredientes mais nobres e sem concessões ao fácil.

restauracao,gastronomia,fugas,porto,japao,
Fotogaleria
Gunkan de toro, ouriço do mar, gema de codorniz e caviar LOUIE THAIN
restauracao,gastronomia,fugas,porto,japao,
Fotogaleria
Nigiri de lula trufada LOUIE THAIN
restauracao,gastronomia,fugas,porto,japao,
Fotogaleria
Nigiris tradicionais e trufados LOUIE THAIN
restauracao,gastronomia,fugas,porto,japao,
Fotogaleria
Sala Sushi LOUIE THAIN

Há uma escadaria pétrea que nos encaminha para lá do burburinho da cidade em direcção a um “eclipse” solar - à hora a que descemos para o Tokkotai, o eclipse (que é a imagem do restaurante) só não é total porque há um pátio para lá do vidro e quando chegamos a noite ainda não se instalou. De qualquer forma, este é um restaurante noctívago por vocação (tem um “irmão”, Tokko, que é o oposto, diurno apenas) e uma matrioska de espaços por feitio. O mais importante, porém, é a sua alma - e essa é japonesa por convicção. Quase tão convicta como “os mais bravos e fiéis soldados do império”, “capazes de se sacrificar pelo Japão” - que é o significado de Tokkotai.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar