Competições europeias de futebol vão mudar a partir de 2024/25

A Liga dos Campeões, a Liga Europa e a Liga Conferência passarão a ser disputadas por 36 equipas. Cada clube realizará oito jogos contra oito adversários diferentes decidiu a UEFA.

Foto
EPA/Miguel A. Lopes / POOL

A UEFA anunciou nesta terça-feira que aprovou um novo formato para as competições de clubes, a ser implementado a partir da temporada 2024/25. Uma das principais novidades é que a Liga dos Campeões, a Liga Europa e a Liga Conferência passarão a ser disputadas por 36 equipas. Cada clube realizará oito jogos contra oito adversários diferentes - quatro partidas em casa e outras tantas fora -, caindo o modelo de seis jornadas que existe actualmente na fase de grupos, onde se defrontava o mesmo clube por duas vezes.

“Após uma exaustiva consulta às partes interessadas na modalidade”, palavras da UEFA, o Comité Executivo do organismo que tutela o futebol europeu informou ter aprovado, em Viena, “o formato final e a lista de acesso para as competições europeias de clubes a partir da época 2024/25, na sequência da sua decisão de 19 de Abril de 2021, ao introduzir o chamado ‘sistema suíço’”.

Com o aumento de 32 para 36 clubes na Liga dos Campeões, a principal mudança será a transformação da tradicional fase de grupos para uma única fase de liga, que incluirá todas as equipas participantes. Cada clube terá garantido um mínimo de oito jogos da fase de liga contra oito adversários diferentes - quatro jogos em casa, quatro fora - em vez das seis jornadas anteriores com três equipas a defrontarem-se num sistema de duas voltas.

Os oito primeiros classificados da fase de liga apuram-se directamente para a fase a eliminar, enquanto as equipas que terminarem do nono ao 24.º lugar disputarão um play-off a duas mãos, que dará acesso aos vencedores a uma presença nos oitavos-de-final da competição.

Segundo a UEFA, haverá “mudanças de formato semelhantes” na Liga Europa (oito jogos na fase de liga) e Liga Conferência (seis jogos na fase de liga), que também contarão com a presença de 36 clubes.

Os quatro lugares adicionais serão atribuídos ao terceiro classificado do país que ocupe a quinta posição no ranking da UEFA; a um campeão nacional, aumentando de quatro para cinco o número de clubes qualificados através do chamado “Caminho dos Campeões”; e os dois últimos lugares vão para as federações com melhor desempenho colectivo dos seus clubes na época anterior (número total de pontos obtidos dividido pelo número de clubes participantes). Essas duas federações vão garantir um lugar para o clube melhor classificado na liga nacional atrás das posições de acesso à Liga dos Campeões.

Lisboa recebe congresso da UEFA

Para Aleksander Ceferin, presidente da UEFA, o organismo mostrou que está “totalmente empenhado em respeitar os valores fundamentais do desporto e em defender o princípio fundamental de competições abertas, com qualificação baseada no mérito desportivo, totalmente em linha com os valores e o modelo desportivo europeu solidário”.

Garantido que a UEFA ouviu “as ideias de adeptos, jogadores, treinadores, federações nacionais, clubes e ligas”, Ceferin diz estar convencido “que o formato escolhido atinge o equilíbrio certo e que melhorará o equilíbrio competitivo e gerará receitas sólidas que podem ser distribuídas pelos clubes, ligas e ao futebol das raízes em todo o nosso continente, aumentando o apelo e a popularidade das nossas competições de clubes”.

O Comité Executivo da UEFA aprovou também o calendário de jogos do Euro 2024, que decorrerá em dez cidades da Alemanha entre 14 de Junho e 14 de Julho. O jogo de abertura terá lugar na Munich Arena, o estádio do Bayern, enquanto a final está agendada para o Olympiastadion, em Berlim.

A final da Liga Conferência de 2023 vai realizar-se a 7 de Junho na Eden Arena, em Praga, sendo que, dois meses antes (5 de Abril), Lisboa acolhe o 47.º congresso ordinário da UEFA.

Sugerir correcção
Comentar