Manchester City confirma princípio de acordo para contratar Haaland

Clube britânico deverá pagar 200 milhões de euros em salários ao norueguês nos próximos cinco anos. Nas últimas três temporadas no Borussia Dortmund, Haaland marcou 85 golos em 88 jogos.

Foto
Erling Haaland cobiçado pelo Manchester City, aqui durante jogo pelo Borussia Dortmund EPA/RONALD WITTEK

O Manchester City levou a melhor sobre clubes como Real Madrid ou Bayern de Munique na corrida pelo avançado Erling Haaland e nesta terça-feira confirmou ter um princípio de acordo para a contratação do avançado, actualmente a jogar nos alemães do Borussia Dortmund.

“O Manchester City pode confirmar que alcançou um princípio de acordo com o Borussia Dortmund, para a transferência do avançado Erling Haaland para o clube a partir de 1 de Julho de 2022”, refere o clube inglês através do site oficial.

Na mesma nota, os “citizens” dizem que a “transferência continua sujeita à finalização dos termos de acordo com o jogador”.

Já nesta terça-feira, o treinador do Manchester City, o espanhol Pep Guardiola tinha admitido existirem conversações entre os dois clubes para a contratação do jogador, mas que estava impedido de comentar o negócio, até à conclusão do mesmo.

A imprensa inglesa tem adiantado que o avançado, de 21 anos, vai assinar um contrato de cinco épocas, com um salário de 25 milhões de euros anuais, e que o Manchester City pagará ao Dormund os 75 milhões de euros da cláusula de rescisão

Erling Haaland é um dos nomes mais cobiçados na janela de transferências deste Verão: nas últimas três épocas ao serviço do Borussia Dortmund, o avançado de 21 anos marcou 85 golos em 88 jogos, chamando a atenção dos principais clubes europeus.

Os 75 milhões de euros da cláusula de rescisão são, por este motivo, um pequeno preço a pagar para segurar uma das principais estrelas do futebol mundial. Para os bolsos do xeque Mansour, dono do clube, este valor é apenas uma gota no oceano de investimentos no clube britânico, onde já injectou quase dois mil milhões de euros.

A cláusula de rescisão poderá acabar por ser o menor valor desta transferência, com a Marca a estimar que o pai de Haaland, agente do jogador, irá receber uma comissão de 30 milhões de euros. Já a agência que o representa – criada pelo falecido Mino Raiola – deverá receber dos britânicos 50 milhões de euros pela intermediação do negócio. Já o salário do norueguês no Manchester City deve ascender aos 40 milhões de euros por época: num cenário em que Haaland assine durante cinco anos – como se tem falado – os “citizens” desembolsam 200 milhões de euros. Tudo somado, a transferência deverá movimentar 350 milhões de euros.

Haaland entrará directamente para a lista dos jogadores mais bem pagos no mundo, num top liderado pelo português Cristiano Ronaldo: segundo a Forbes, o jogador do Manchester United recebe 66 milhões de euros na temporada 2021-22 directamente dos “red devils”.

Na época 2018-19, Haaland – com apenas 19 anos de idade – estreou-se na Liga dos Campeões e marcou um hat-trick logo no primeiro jogo. Nessa primeira época no Red Bull de Salzburgo, o jovem marcou 17 golos na Liga austríaca e foi transferido para o Dortmund. Nos alemães, precisou apenas de 23 minutos para marcar novo hat-trick no jogo de estreia. Com apenas 18 anos, Haaland bateu o recorde de golos num só jogo num Mundial de sub-20, ao apontar nada menos do que nove, naquela que foi também a vitória (12-0) mais expressiva de sempre da competição.

Notícia actualizada às 16h01 com a confirmação, por parte do Manchester City, de um princípio de acordo para contratar Haaland.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários