Mortes por cancro na África subsariana podem atingir um milhão por ano já em 2030

Em 2050, metade dos cancros pediátricos podem localizar-se em África, estima ainda uma comissão de investigadores da revista Lancet Oncology. Nas suas conclusões apontam para a necessidade de melhorar a prevenção e o acesso aos cuidados de saúde.

Foto
Aposta na prevenção do cancro e acesso a cuidados de saúde na África subsariana vista como crucial,Aposta na prevenção do cancro e acesso a cuidados de saúde na África subsariana vista como crucial Siphiwe Sibeko/Reuters,Siphiwe Sibeko/Reuters

As mortes anuais por cancro na região da África subsariana podem chegar a um milhão já em 2030. Em menos de uma década, os números podem duplicar, passando assim das actuais 520 mil mortes por ano para um milhão, de acordo com as projecções lançadas por uma comissão de investigadores da revista científica Lancet Oncology. Os dados agora publicados apontam ainda para um crescimento da incidência da doença em 2040: 1,4 milhões de casos por ano.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar