Um discurso para uma nova era

O Presidente francês pensa que a Europa não deve ter medo de se afirmar como uma potência de primeira grandeza. Faltou-lhe acrescentar que são precisos meios financeiros colossais. Lançou as bases para um debate que tem de preparar a Europa para uma nova era.

Foto
Emmanuel Macron na cerimónia que celebrou o Dia da Europa Reuters/POOL
Reserve as terças-feiras para ler a newsletter de Teresa de Sousa e ficar a par dos temas da actualidade global.

1. António Costa pode ter alguma razão quando argumenta que uma revisão dos tratados talvez não seja a melhor resposta aos anseios dos cidadãos europeus. Será um processo arriscado e, provavelmente, longo, num momento em que a Europa precisa de “resultados”. Mas isso não quer dizer que o primeiro-ministro português enjeite as propostas apresentadas esta segunda-feira, em Estrasburgo, por Emmanuel Macron na cerimónia que celebrou o Dia da Europa, que defendem uma revisão dos tratados, precisa e bem definida. A intervenção do Presidente francês foi, sem dúvida, o seu momento mais marcante.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Ler 15 comentários