Carrinha de consumo vigiado de drogas em Lisboa não vai parar e terá mais um mês de financiamento

Câmara de Lisboa decidiu financiar até Junho a actividade da carrinha do Programa de Consumo Vigiado Móvel, enquanto se aguarda a conclusão do concurso lançado pelo SICAD para a gestão deste equipamento. Avaliação do programa é “muito positiva”.

Foto
Desde o arranque, já foram feitos mais de 4000 atendimentos na carrinha Francisco Romão Pereira/Arquivo

Começou a circular em Abril de 2019, depois de estar prevista na lei desde 2001, percorrendo locais da cidade onde há venda e consumo de droga, tentando trazer mais condições e segurança a quem consome. Desde então, o Programa de Consumo Vigiado Móvel (PCVM), pioneiro no país, já atendeu mais de 275 utentes e a sua actividade esteve em risco de ser interrompida devido à falta de verbas das associações que a gerem e ao atraso na conclusão do concurso para a gestão do espaço já lançado pelo Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD).

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar