Tribunal angolano absolve banco central em processo do BESA

O BES tem lutado em tribunal para reverter as decisões que originaram a perda da sua participação no BESA. Acaba de sofrer uma derrota, depois de um tribunal angolano ter considerado que a instituição portuguesa não teria legitimidade para fazer esta contestação.

Foto
res rita chantre

Afastado do capital do Banco Espírito Santo Angola (BESA) em 2014, na sequência de um aumento de capital em que se viu impedido de participar, o Banco Espírito Santo (BES) tem lutado, desde então, para reverter as decisões que originaram a perda da participação na filial angolana. Agora, sofreu mais uma derrota: o Tribunal da Comarca de Luanda considerou que a casa-mãe portuguesa “não era parte legítima” do banco angolano e, por isso, absolveu o Banco Nacional de Angola (BNA) no processo interposto pela comissão liquidatária do BES, que procurava anular a deliberação do regulador que levou ao aumento de capital de 2014. Os liquidatários já recorreram desta decisão.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar