Habitação social de Álvaro Siza em exposição de Jordi Burch

Fotografias de Jordi Burch, dedicadas aos projectos de habitação social do arquitecto Álvaro Siza, irão estar expostas a partir de sábado na Casa das Artes em Famalicão.

Foto
Imagem do livro 'Como está o início depois do fim?' de Jordi Burch

No total serão 47 fotografias, da autoria de Jordi Burch, dedicadas aos projectos de habitação social da autoria do arquitecto Álvaro Siza e que irão estar expostas, a partir das 17h de sábado, na Casa das Artes em Famalicão. O arquitecto e o fotógrafo irão estar presentes na inauguração para uma conversa de apresentação da exposição.

A génese de Como está o Início depois do Fim? remonta a 2016, quando Jordi Burch acompanhou Álvaro Siza numa viagem de revisitação aos seus projectos de habitação social: o Bairro da Bouça (Porto), Bonjour Tristesse (Berlim), Schilderswijk West (Haia) e Campo di Marte (Giudecca, Veneza). Ao longo dos anos muitos fotógrafos registaram as obras de Álvaro Siza. Regra geral, centram-se na representação da obra, no espaço, nos volumes, na luz. A demanda de Burch centra-se no tempo e na presença transformadora dos ocupantes.

No início é o lugar e a ideia, que o desenho serve. Segue-se o projecto e a construção. Depois, vêm os ocupantes da obra e uma outra história começa. A forma como a ocupam modela uma nova vida, sobre a qual o arquitecto deixa de ter controlo. E o tempo vai deixando sucessivas marcas. É esta história, muito mais longa e marcante, que Jordi Burch acaba por explorar”, escreve Teresa Siza, irmã de Álvaro Siza, no texto que acompanha a exposição. “Longe da convencional fotografia de arquitectura, Jordi Burch assume uma aposta arriscada que, com segurança, vence, abrindo interrogações, convidando a um esforço de interpretação. E ela deixa no seu trabalho uma forte marca autoral.”

Jordi Burch nasceu em Barcelona em 1979 e passou a viver em Portugal em 1981. Estudou fotografia no Ar.Co - Centro de Arte e Comunicação Visual, em Lisboa, e desde 2008 vive entre São Paulo e Lisboa. Entre as suas actividades destacam-se as exposições Neighbourhood (2016) na Bienal de Arquitectura de Veneza e Centro Cultural de Belém em Lisboa, ou as Durações do rasto (2018) na Fundação Iberê Camargo, Brasil. Em 2018 publicou o livro Como está o início depois do fim? (Tinta da China). A mostra ficará patente na Casa das Artes de Famalicão de 7 Maio a 29 de Junho.

Sugerir correcção
Comentar