Desmascarado um grupo de neurónios muito vulnerável à doença de Parkinson

Equipa de cientistas dos Estados Unidos conseguiu destapar a identidade genética de um subtipo de neurónios altamente vulneráveis à doença de Parkinson.

Foto
Neurónios dopaminérgicos vulneráveis à doença de Parkinson obtidos em tecidos de cérebros humanos após a morte dos doentes DR

É caso para se dizer que um grupo de cientistas conseguiu tirar a máscara a um grupo de neurónios que se vai perdendo durante a doença de Parkinson. A equipa dos Estados Unidos fez uma análise a neurónios humanos e conseguiu saber qual a identidade genética de um subtipo deles que é altamente vulnerável a esta doença neurodegenerativa – mais do que qualquer um dos outros grupos também agora caracterizados. A máscara nestas células é oficialmente tirada num artigo publicado na revista científica Nature Neuroscience.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar