Temperaturas vão chegar aos 30 graus esta semana. Maio terá calor “acima do normal”

Até sexta-feira haverá um aumento das temperaturas, tendência que se manterá até ao final do mês, prevê o IPMA. O distrito mais quente será Santarém, podendo chegar aos 31ºC já esta semana. Maio irá registar temperaturas médias semanais com “valores acima do normal”.

Foto
Lisboa poderá chegar aos 29ºC, Porto aos 24ºC e Faro aos 26ºC, prevê o IPMA PAULO PIMENTA

Depois da precipitação e das temperaturas mais baixas que marcaram o início da semana, até ao fim-de-semana o calor vai aumentar e as temperaturas manter-se-ão elevadas até ao final do mês. Até esta sexta-feira os termómetros podem chegar aos 31 graus Celsius, prevê o Instituo Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com o site do instituto português, o mês de Maio irá registar “precipitação total com valores abaixo do normal e temperatura média semanal com valores acima do normal praticamente para todo o território”.

As temperaturas começam a subir já esta quarta-feira, passando os 30ºC ainda antes do fim-de-semana. Depois de domingo, dia 9, poderá verificar-se uma ligeira descida nos termómetros. No entanto, as temperaturas voltarão a subir no fim da próxima semana, mantendo-se altas até ao final do mês, já que “a probabilidade da temperatura média semanal ser superior ao normal situa-se entre 40% e 60%”, revela o relatório do IPMA.

Esta quarta-feira o céu estará pouco nublado ou limpo, mas no final do dia é esperado que exista um aumento da nebulosidade, em especial nas regiões do interior e no Algarve. No Baixo Alentejo e Algarve é também esperada a ocorrência de aguaceiros, havendo uma probabilidade de precipitação de 40%. A chuva poderá ser acompanhada de trovoada.

No entanto, a partir de quinta e até sexta-feira prevê-se vento fraco a moderado (aumentando a sensação de calor) e uma pequena subida da temperatura máxima: Lisboa espera uma subida de 3ºC (chegando aos 29ºC) e o Porto um aumento de 2ºC (atingindo um máximo de 24ºC). Mais a Sul, Faro espera uma subida da temperatura, podendo chegar até ao 26ºC.

Até ao final da semana o distrito mais quente será Santarém, atingindo os 31ºC na sexta-feira, seguindo-se Évora e Beja, que podem atingir os 30ºC. Estas temperaturas elevadas manter-se-ão ao longo de todo o mês de Maio.

Nos Açores e Madeira o céu estará parcialmente nublado até ao final da semana, sendo esperada chuva no grupo ocidental esta quarta e quinta-feira, e no grupo central e ocidental na sexta-feira. À semelhança do continente, também nos arquipélagos é esperado um aumento ligeiro da temperatura até ao final da semana, podendo chegar aos 20ºC nos Açores e 25ºC na Madeira.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários