Guerra na Ucrânia hoje: o que precisa de saber

Papa Francisco quer visitar Moscovo para travar “brutalidade”. A Cruz Vermelha conseguiu retirar mais 100 civis da fábrica de siderurgia Azovstal. Bombardeamentos em Lviv destruíram três centrais de energia e deixaram parte da cidade sem electricidade. Macron reiterou o pedido de cessar-fogo em Mairupol: fique com os principais destaques do dia.

Foto
Imagem da evacuação de civis em Kharkiv Reuters/RICARDO MORAES

A Cruz Vermelha Internacional conseguiu retirar mais 100 civis da fábrica de siderurgia Azvostal, em Mariupol. O complexo é última bolha de resistência ucraniana na cidade. Esta terça-feira as forças russas retomaram o ataque à fábrica.

​►Pelo menos dez pessoas morreram e quinze ficaram feridas num ataque russo a uma fábrica na cidade de Avdiivka, na região de Donetsk. Em Vuhledar, também em Donetsk, três civis morreram durante um bombardeamento.

​►Os bombardeamentos russos em Lviv destruíram três centrais de energia e deixaram parte da cidade sem electricidade. Não há registo de vítimas mortais, mas uma pessoa ficou ferida. Os ataques atingiram ainda seis estações ferroviárias.​

​►O Ministério da Defesa russo revelou que quase 1,1 milhões de cidadãos ucranianos, incluindo cerca de 200 mil crianças, foram retiradas de Donetsk e Lugansk, e acolhidos na Rússia. Kiev garante que foram deportações forçadas.​

O Papa Francisco disse, numa entrevista publicada nesta terça-feira, que solicitou uma reunião em Moscovo com o Presidente russo, Vladimir Putin, para tentar impedir a guerra na Ucrânia, mas não recebeu resposta. "Putin não pára” a brutalidade, lamentou o Sumo Pontífice.

No discurso virtual no Parlamento ucraniano, o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, enalteceu a resistência da população e garantiu que só há um desfecho entre “o bem e o mal”: a Ucrânia não só vai vencer o conflito como “vai ser livre”. “Os vossos filhos e netos vão dizer que os ucranianos ensinaram ao mundo que a força bruta de um agressor não conta para nada contra a força moral de um povo determinado em ser livre”, afirmou.​

​►Durante a conversa telefónica com Putin, o Presidente francês, Emmanuel Macron, reiterou o pedido de cessar-fogo em Mariupol e propôs uma solução entre Moscovo e Kiev que permita a soberania e integridade territorial da Ucrânia.

►O Presidente russo assinou um decreto com sanções em resposta às “acções hostis de certos Estados estrangeiros e organizações internacionais”, anunciou o Kremlin. De acordo com o documento, a Rússia vai proibir a exportação de produtos e matérias-primas para as pessoas e entidades sancionadas. O Governo russo tem agora dez dias para formar a lista de alvos destas punições comerciais e económicas.

► As Forças Armadas ucranianas anunciaram novos dados acerca das perdas em combate das forças inimigas esta terça-feira. De acordo com a publicação na sua página do Facebook, desde o início da invasão morreram 24.200 militares russos, um aumento de 400 perdas nas últimas 24h.

A Eslováquia vai procurar a isenção de qualquer embargo ao petróleo russo acordado pela União Europeia no seu próximo conjunto de sanções contra Moscovo devido à invasão da Ucrânia, disse o Ministério da Economia da Eslováquia.

​►A Hungria não apoiará sanções que impossibilitem a importação nacional de petróleo e gás russo, disse o ministro dos Negócios Estrangeiros, Peter Szijjarto, em comunicado, nesta terça-feira. Szijjarto disse ainda que as importações de petróleo russo através do oleoduto Druzhba representam cerca de 65% do petróleo de que a Hungria necessita e não há rotas alternativas de abastecimento.

​►A Itália quer acabar com a dependência do gás russo até à segunda metade de 2024, revelou o ministro da Transição Ecológica, Roberto Cingolani, numa entrevista publicada esta terça-feira.

​►O Ministério dos Negócios Estrangeiros russo acusou Israel de apoiar neonazis na Ucrânia, aumentando a tensão que teve origem nas declarações do ministro Serguei Lavrov. O responsável afirmou que Hitler tem “sangue judeu”, abrindo uma crise diplomática entre os dois países.

Sugerir correcção
Comentar