Enfermeira ucraniana que perdeu as pernas celebra casamento e a primeira dança nos braços do marido

Jovem casal sobreviveu a explosão de uma mina terrestre. Casaram esta semana num hospital em Lviv. Oksana Balandina tem uma longa recuperação pela frente.

Foto
Casal celebrou casamento num hospital em Lviv, na Ucrânia DR

Os recém-casados Oksana Balandina e Viktor Vasyliv partilharam a sua primeira dança de casamento numa enfermaria em Lviv, na zona ocidental da Ucrânia. A jovem enfermeira ficou gravemente ferida durante a explosão de uma mina terrestre e os médicos tiveram de lhe amputar as duas pernas.

É um momento que estes dois jovens, ambos com 23 anos, nunca imaginariam vir a partilhar há apenas algumas semanas. Oksana Balandina perdeu as duas pernas depois de ter ficado ferida na explosão de uma mina terrestre, no final de Março, quando o casal caminhava para casa em Lysychansk, na região oriental de Lugansk.

Casaram esta semana e, mesmo com a incapacidade física da mulher, celebraram a primeira dança como casados. O momento foi partilhado num vídeo publicado pelo Parlamento da Ucrânia na conta oficial do Twitter.

“Só lhe consegui dizer: ‘Olha!’, contou Oksana Balandina, ao recordar o momento do acidente. “Ele olhou para mim quando a mina explodiu. Eu caí com a cara no chão. Havia um ruído extremo na minha cabeça. Virei-me e comecei a rasgar a minha roupa para ser mais fácil respirar”, explicou a jovem.

Viktor, que seguia um pouco atrás, ficou ileso. “Quando aconteceu, fiquei desesperado, não sabia o que fazer. Olhei para ela e vi que não se mexia”, recorda.

Oksana passou o último mês a ser tratada em vários hospitais no país. Já no final dos tratamentos, os médicos tiveram de lhe amputar ambas as pernas e quatro dedos da mão esquerda. “Eu não queria viver assim. Tenho dois filhos e não queria estar assim. Não queria que eles me vissem assim”, disse a enfermeira aos jornalistas.

Os dois filhos - um rapaz com 7 anos e uma rapariga com 5 - estão agora com os avós, na região de Poltava, no centro do país. Depois de celebrar o seu casamento no hospital, o casal espera conseguir viajar até à Alemanha, onde a jovem vai receber próteses e passará por um longo processo de reabilitação.

“Quero voltar para a nossa cidade, Lysychansk, mas falando francamente, estou preocupada com os meus filhos. Quando a guerra acabar, vai haver muitas coisas para fazer, tanta coisa a acontecer. O caminho foi minado...é assustador”, disse ela.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários