Natureza

Estes são os oito novos geoparques UNESCO (dois deles no Brasil)

O Brasil, que tinha apenas um geoparque na lista da UNESCO, passou a ter três: Araripe, Seridó e Caminhos dos Canyon do Sul.

Buzau Land (Roménia) DR
Fotogaleria
Buzau Land (Roménia) DR

A UNESCO ampliou a sua lista, reconhecendo oito novos geoparques, que agora são 177 em 46 países, com uma área total de 370.662 quilómetros quadrados, o equivalente ao território do Japão.

Seis dessas áreas de relevância geológica internacional — que assim passam a ser administrados com base nos conceitos UNESCO de protecção, educação e desenvolvimento sustentável — ficam na Europa (Finlândia, Alemanha, Grécia, Luxemburgo, Roménia e Suécia) e as restantes duas foram assinaladas no Brasil, mais precisamente nas zonas de Seridó e nos Caminhos dos Canyon do Sul.

O Geoparque do Seridó ocupa uma área de 2800 quilómetros quadrados no semiárido nordestino do Brasil e abriga uma das maiores reservas de scheelite da América do Sul, um importante minério de tungsténio, além de fluxos de basalto da actividade vulcânica das eras Mesozóica e Cenozóica. Essa geodiversidade, ressaltou a UNESCO, determina em grande parte a biodiversidade única da área, caracterizada especialmente pela caatinga ("floresta branca" na língua tupi), uma ecorregião marcada por uma flora subtropical específica.

Já o Geoparque Caminhos dos Canyon do Sul, com uma área de 2830,8 quilómetros quadrados, contém um dos ecossistemas mais ricos do planeta em termos de biodiversidade. Possui também, segundo a UNESCO, os Canyon mais impressionantes da América do Sul, formados pelos processos geomorfológicos únicos que o continente experimentou durante a ruptura do supercontinente Gondwana, há cerca de 180 milhões de anos. Até agora, o Brasil tinha apenas um geoparque na lista da UNESCO, no Araripe.

Em 2015, os Estados membros da UNESCO ratificaram a criação de uma nova classificação, Geoparque Mundial da UNESCO, através da qual é reconhecido o património geológico de importância internacional. Estes enclaves, destaca a organização, apresentam uma extraordinária variedade geológica que sustenta a diversidade biológica e cultural das diferentes regiões. A sua integração na rede beneficia as comunidades locais, combinando a conservação do património geológico com o alcance público e o desenvolvimento sustentável.

Em Portugal, estão classificados cinco geoparques: Naturtejo, Arouca, Açores, Terras de Cavaleiros e Estrela. Existem ainda vários aspirantes a geoparque, como o Algarvensis ou um localizado no território do Oeste.

Buzau Land (Roménia)
Buzau Land (Roménia) DR
Kefalonia-Ítaca (Grécia)
Kefalonia-Ítaca (Grécia) DR
Mëllerdall (Luxemburgo)
Mëllerdall (Luxemburgo) DR
Mëllerdall (Luxemburgo)
Mëllerdall (Luxemburgo) DR
Platåbergens (Suécia)
Platåbergens (Suécia) DR
Platåbergens (Suécia),Platåbergens (Suécia)
Platåbergens (Suécia),Platåbergens (Suécia) DR
Caminhos dos Canyon do Sul (Brasil)
Caminhos dos Canyon do Sul (Brasil) DR
Caminhos dos Canyon do Sul (Brasil)
Caminhos dos Canyon do Sul (Brasil) DR
Salpausselkä (Finlândia)
Salpausselkä (Finlândia) DR
Salpausselkä (Finlândia)
Salpausselkä (Finlândia) DR
Seridó (Brasil)
Seridó (Brasil) DR
Ries (Alemanha)
Ries (Alemanha) DR