Presidente do Eurogrupo satisfeito com as quatro candidaturas à liderança do MEE

Corrida ao cargo de director executivo do Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE) tem quatro candidatos, entre os quais o ex-ministro das Finanças João Leão.

Foto
Paschal Donohoe, presidente do Eurogrupo EPA/STEPHANIE LECOCQ

O presidente do Eurogrupo, Paschal Donohoe, disse hoje ter ficado “muito satisfeito” por ter recebido quatro candidaturas ao cargo de director executivo do Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE), uma das quais do ex-ministro das Finanças, João Leão.

“Fiquei muito satisfeito por termos recebido quatro candidaturas ao cargo. Penso que o número de candidaturas recebidas é um sinal do reconhecimento que os países têm da importância do MEE e, em particular, da enorme importância de quem o lidera”, disse Paschal Donohoe, após uma questão da agência Lusa.

Falando em conferência de imprensa após a reunião do grupo informal dos ministros das Finanças da zona euro realizada por videoconferência, Paschal Donohoe vincou que o actual director executivo, Klaus Regling, “tem feito um trabalho excepcional”, pelo que o “interesse em saber quem o irá substituir mostra a importância do MEE”.

As declarações surgem um dia após o presidente do Eurogrupo ter anunciado que recebeu quatro candidaturas à liderança da instituição financeira que assegura a estabilidade da zona euro.

Além de João Leão, concorrem o ex-ministro das Finanças luxemburguês Pierre Gramegna, o antigo chefe de gabinete do comissário europeu da Economia Marco Buti e o antigo secretário de Estado das Finanças da Holanda Menno Snel.

Um destes nomes irá substituir no cargo o alemão Klaus Regling, que é director executivo do MEE desde a sua criação, em 2012. Os mandatos na liderança do MEE têm uma duração de cinco anos e apenas podem ser renovados uma vez.

As candidaturas serão agora discutidas na reunião do Eurogrupo de 23 de Maio, visando apoiar um candidato.

“O nosso objectivo é concluir [o processo] para ver a nomeação feita no dia 16 de Junho”, adiantou hoje o presidente do Eurogrupo à imprensa.

Caberá depois ao Conselho de Governadores do MEE votar o nome proposto como director executivo na reunião anual, que decorre a 16 de Junho.nA votação será feita por maioria qualificada, ou seja, 80% dos votos expressos, sendo que os direitos de voto são iguais ao número de acções atribuídas a cada país membro do MEE no capital social autorizado.

O Conselho de Governadores é o órgão máximo de tomada de decisões do MEE, sendo composto por representantes governamentais de cada um dos 19 accionistas do mecanismo, os países do euro, com a responsabilidade da pasta das Finanças.

Sediado no Luxemburgo, o MEE é uma organização intergovernamental criada pelos Estados-membros da zona euro para evitar e superar crises financeiras e manter a estabilidade financeira e a prosperidade a longo prazo, concedendo empréstimos e outros tipos de assistência financeira aos países em graves dificuldades financeiras.

O director executivo é responsável por conduzir os trabalhos do mecanismo, actuando como representante legal da organização e presidindo ao conselho de administração.

Sugerir correcção
Comentar