Refugiados ucranianos: Inspecção-Geral das Finanças vai investigar serviços da Câmara de Setúbal

O Ministério da Coesão Territorial diz que o Município de Setúbal tomou a iniciativa de solicitar às autoridades competentes uma investigação aos seus próprios serviços.

Foto
Refugiados ucranianos estavam a ser recebidos na autarquia de Setúbal por russos pró-Putin D.R.

O Ministério da Coesão Territorial informou nesta segunda-feira, em comunicado, que, na sequência das notícias vindas a público sobre alguns procedimentos no atendimento e acompanhamento a refugiados ucranianos por parte de algumas câmaras municipais, que o Município de Setúbal tomou a iniciativa de solicitar às autoridades competentes uma investigação aos seus próprios serviços.

De acordo com o mesmo ministério, nos termos do artigo 5.º, da Lei n.º 27/96, de 1 de Agosto, e enquanto tutela da legalidade da actuação do poder local, o caso foi remetido para Inspecção-Geral das Finanças, que é a entidade competente para a realização de inquéritos e sindicâncias.

O ministério sublinhou ainda que, face a denúncias sobre eventuais irregularidades quanto ao atendimento a refugiados ucranianos noutras autarquias, está a recolher informação adicional para posterior apreciação.

“Os municípios portugueses têm sido extraordinários parceiros do Governo no que toca à recepção, acomodação e criação de respostas para refugiados sírios, afegãos e, mais recentemente, ucranianos, permitindo-lhes soluções de vida em Portugal, com segurança e dignidade”, sublinha o mesmo ministério.

O comunicado do Ministério da Coesão Territorial vem na sequência da notícia divulgada pelo Expresso de que refugiados ucranianos estavam a ser recebidos na autarquia por russos pró-Putin.

Segundo o jornal, pelo menos 160 refugiados ucranianos terão sido recebidos por Igor Khashin, da Associação dos Emigrantes de Leste (Edintsvo), e pela mulher, Iulia Khashin, funcionária do município, que terão, alegadamente, fotocopiado documentos de identificação dos refugiados ucranianos, no âmbito da Linha de Apoio aos Refugiados da Câmara de Setúbal.

Sugerir correcção
Ler 8 comentários