Secretária de Estado da Igualdade e Migrações vai ser substituída

Sara Abrantes Guerreiro deixa o Governo ao fim de um mês, a seu pedido. Presidente da República dá esta segunda-feira posse a Isabel Maria Almeida Rodrigues.

Foto
Marcelo Rebelo de Sousa deu posse ao novo executivo a 30 de Março LUSA/TIAGO PETINGA

A secretária de Estado da Igualdade e das Migrações, Sara Abrantes Guerreiro, deixa esta segunda-feira o cargo que assumiu há apenas um mês, anunciou a Presidência da República. Segundo fonte do gabinete da ministra adjunta e dos Assuntos Parlamentares, o pedido de exoneração deve-se a questões de doença.

“O Presidente da República aceitou a proposta do primeiro-ministro de exoneração, a seu pedido, de Sara Abrantes Guerreiro, como secretária de Estado da Igualdade e Migrações, e a nomeação, para o mesmo cargo, de Isabel Maria Duarte de Almeida Rodrigues”, anunciou o Palácio de Belém, adiantando que a posse da nova governante terá lugar hoje mesmo, ao fim da tarde, “em cerimónia restrita”.

Questionado pelos jornalistas sobre se a exoneração da governante está relacionado com o caso do acolhimento de refugiados ucranianos por russos pró-Putin em Setúbal, o Presidente da República negou. “Infelizmente é por uma razão pessoal, não é nenhuma razão política”, afirmou Marcelo Rebelo de Sousa.

A até aqui governante foi assessora no Ministério da Administração Interna, da secretária de Estado da Modernização Administrativa e do subsecretário de Estado da Administração Interna do governo liderado por José Sócrates. É especialista na área de direitos Humanos e mediação de conflitos e foi oficial da Marinha entre 1998 e 2004.

Já a nova secretária de Estado, Isabel Rodrigues, é deputada do PS eleita pelo círculo eleitoral dos Açores, onde desempenhava as funções de coordenadora da bancada socialista na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias e fazia também parte da Comissão de Transparência e Estatuto dos Deputados.

Licenciada em Direito, advogada de profissão, Isabel Rodrigues desempenhou já as funções de presidente do Comissariado dos Açores para a Infância, foi secretária regional Adjunta da Presidência para os Assuntos Parlamentares e deputada na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.

Sugerir correcção
Ler 25 comentários