Bolsonaro responde a Leonardo DiCaprio, que apelou ao voto nas presidenciais do Brasil

DiCaprio utilizou esta semana o Twitter para apelar aos jovens brasileiros que votem nas eleições presidenciais de Outubro no Brasil. Bolsonaro agradeceu “o apoio” e disse que “o povo decidirá se quer manter a soberania na Amazónia ou ser governado por bandidos que servem interesses especiais estrangeiros”.

Foto
DiCaprio doou quase 4,5 milhões de euros para preservação da zona da Amazónia atingida pelos incêndios Reuters/BRENDAN MCDERMID

Leonardo DiCaprio utilizou esta semana o Twitter para apelar aos jovens brasileiros que votem nas eleições presidenciais de Outubro no Brasil. E a resposta de Jair Bolsonaro não se fez tardar.

“Obrigado pelo apoio, Leo! É muito importante ter todos os brasileiros a votar nas próximas eleições. O nosso povo decidirá se quer manter a soberania na Amazónia ou ser governado por bandidos que servem interesses especiais estrangeiros. Bom trabalho em The Revenant”, escreveu esta sexta-feira o Presidente do Brasil, fazendo referência ao filme que valeu um Óscar a DiCaprio.

No seu tweet, o actor norte-americano faz referência à Amazónia e à protecção da floresta, um dos pontos fracos do governo Bolsonaro, que negou que os dados sobre a desflorestação na Amazónia sejam verdadeiros e tem sido até acusado de permitir que esta acelere.

“O Brasil é a casa da Amazónia e outros ecossistemas críticos para as alterações climáticas. O que lá acontece é importante para todos nós e o voto dos jovens é fundamental para impulsionar a mudança para um planeta saudável”, escreveu DiCaprio, deixando ainda uma ligação para quem quiser realizar o recenseamento eleitoral no Brasil.

Esta não foi a primeira troca de palavras sobre a Amazónia entre o actor e o Presidente brasileiro. Em 2019, numa altura em que os incêndios na floresta tropical da Amazónia atingiam níveis preocupantes, Jair Bolsonaro acusou DiCaprio de ser um dos responsáveis pelas queimadas.

Sem apresentar quaisquer provas, o chefe de Estado, numa publicação em vídeo nas redes sociais, explica o alegado processo: “O pessoal da ONG, o que eles fizeram? O que é mais fácil? Botar fogo no mato. Tira foto, filma, a ONG faz campanha contra o Brasil, entra em contacto com o Leonardo DiCaprio, e o Leonardo DiCaprio doa 500 mil dólares para essa ONG”, disse o Presidente. E, em jeito de conclusão: “DiCaprio está colaborando aí com a queimada na Amazónia”.

O actor é um dos impulsionadores da associação ambiental Earth Alliance (Aliança Terra, numa tradução literal) e, em 2019, doou cinco milhões de dólares (quase 4,5 milhões de euros) à preservação da zona da Amazónia atingida pelos incêndios.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários